"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17944

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Inteligência Artificial
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Víctor Hugo Rezende dos Santos
Orientador FABRICIO AGUIAR SILVA
Outros membros Germano Barcelos dos Santos, Paulo Henrique Carneiro Silva
Título Classificação Semântica de Pontos de Interesse Usando Redes Neurais
Resumo Contextualização: Um dos problemas da área de mobilidade urbana é a classificação semântica de pontos de interesse. Esse problema pode ser descrito como a descoberta da categoria de um local visitado por um usuário, como por exemplo Alimentação, Lazer ou Esportivo.

Objetivo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo explorar dados de mobilidade humana utilizando técnicas avançadas de big data e redes neurais profundas para resolver esse problema.

Materiais e Métodos: O Apache Spark será a principal ferramenta para lidar com grandes volumes de dados provenientes de redes sociais baseadas em localização, como Foursquare e Gowalla. O enfoque principal é o enriquecimento semântico dos Pontos de Interesse (POIs) com base nos dados gerados por cada usuário, permitindo a compreensão do significado das visitas, como lazer, alimentação, casa, trabalho, entre outros. Para isso, serão empregadas técnicas de análise de dados e aprendizado de máquina, incluindo a implementação de redes neurais em algum estágio do processo. A biblioteca SENDAS, desenvolvida em Scala com base no Apache Spark e Apache Sedona, será utilizada para garantir o processamento eficiente e escalável dos dados de mobilidade. Sendo assim, será possível construir um modelo preditivo escalável capaz de categorizar os POIs geolocalizados, considerando tanto o ruído potencial presente nas coordenadas quanto os padrões de mobilidade dos usuários. Além disso, serão utilizadas também 3 baselines da literatura, que já foram implementadas: PGC-NN, k-FN e HMRM. O PGC-NN é uma rede neural de grafos, enquanto o k-FN considera a proximidade espacial dos POIs. O HMRM utiliza a fatoração de matrizes para determinar o comportamento do usuário. O próximo passo é adaptar o PGC-NN e/ou adicionar uma rede neural no k-FN e HMRM, visando melhorar a precisão e capacidade de generalização dos modelos. O projeto visa fornecer um enriquecimento semântico completo dos dados de mobilidade, considerando padrões de comportamento e características geoespaciais. Esse trabalho de pesquisa contribuirá para áreas como planejamento urbano, marketing e turismo, fornecendo informações cruciais para o desenvolvimento de estratégias eficazes e tomada de decisões informadas.
Resultados Esperados: O modelo resultante permitirá extrair conhecimento valioso sobre os padrões de mobilidade em cidades, comportamentos dos usuários e variações ao longo do tempo.
Palavras-chave Mobilidade Urbana, Classificação, Enriquecimento Semântico
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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