Resumo |
O presente trabalho discute a relação entre o processo de ensino e aprendizagem de conceitos da física, disciplina considerada desafiadora por muitos alunos. Tal relação levanta questionamentos sobre os métodos de ensino e recursos didáticos adotados durante as aulas, uma vez que, muitos alunos se encontram desmotivados. Nesse contexto, faz-se necessário que os professores de física conheçam diferentes abordagens para tornar o ensino mais dinâmico e envolvente para os alunos, com o intuito de proporcionar a motivação pela disciplina para que a aprendizagem seja significativa e dinâmica. A proposta baseia-se na aplicação de uma sequência didática associada ao cotidiano dos alunos envolvidos, uma vez que a maioria dos alunos residem na zona rural da cidade de Caiana MG e têm como principal fonte de renda o café. Desse modo, a física será contextualizada com essa temática evidenciando os tipos de energia relacionados com a produção do café. Para o alcance dos resultados, uma das estratégias didáticas será a utilização da plataforma digital denominada kahoot durante as aulas. Como a tecnologia está inserida diretamente no dia a dia dos discentes há uma expectativa de uma maior interação, participação e aprendizagem dos estudantes. Novas metodologias de ensino têm sido indicadas para melhorar a participação e compreensão dos conceitos trabalhados em sala de aula. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) podem trazer recursos para tornar as aulas mais atraentes, e uma dessas tecnologias é o Kahoot. A plataforma é baseada em gamificação, que permite a criação de quizzes com questões de múltipla escolha onde os alunos podem acessar através de dispositivos como celulares sem a necessidade de um laboratório físico. A plataforma fornece resultados imediatos em forma de gráficos e permite a utilização de pseudônimos. Nessa sequência, os conceitos de energia, potência e tipos de energias serão explorados em relação à produção de café. Os alunos devem ser protagonistas na elaboração do conhecimento, sendo agentes ativos nesse processo. Assim, o objetivo é despertar o interesse pela aprendizagem dos conceitos da física abordados durante a sequência proposta. Após a aplicação deste trabalho espera-se que estes conceitos sejam significativos para os alunos. |