"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17929

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Departamento de Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor João Batista Moreira de Sales
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Jaqueline da Silva Rocha
Título Investigando Indícios de Aprendizagem Significativa de Conceitos Científicos durante aplicação de uma sequência de ensino investigativa contextualizada com a temática: Energia na produção de Café
Resumo O presente trabalho discute a relação entre o processo de ensino e aprendizagem de conceitos da física, disciplina considerada desafiadora por muitos alunos. Tal relação levanta questionamentos sobre os métodos de ensino e recursos didáticos adotados durante as aulas, uma vez que, muitos alunos se encontram desmotivados. Nesse contexto, faz-se necessário que os professores de física conheçam diferentes abordagens para tornar o ensino mais dinâmico e envolvente para os alunos, com o intuito de proporcionar a motivação pela disciplina para que a aprendizagem seja significativa e dinâmica. A proposta baseia-se na aplicação de uma sequência didática associada ao cotidiano dos alunos envolvidos, uma vez que a maioria dos alunos residem na zona rural da cidade de Caiana MG e têm como principal fonte de renda o café. Desse modo, a física será contextualizada com essa temática evidenciando os tipos de energia relacionados com a produção do café. Para o alcance dos resultados, uma das estratégias didáticas será a utilização da plataforma digital denominada kahoot durante as aulas. Como a tecnologia está inserida diretamente no dia a dia dos discentes há uma expectativa de uma maior interação, participação e aprendizagem dos estudantes. Novas metodologias de ensino têm sido indicadas para melhorar a participação e compreensão dos conceitos trabalhados em sala de aula. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) podem trazer recursos para tornar as aulas mais atraentes, e uma dessas tecnologias é o Kahoot. A plataforma é baseada em gamificação, que permite a criação de quizzes com questões de múltipla escolha onde os alunos podem acessar através de dispositivos como celulares sem a necessidade de um laboratório físico. A plataforma fornece resultados imediatos em forma de gráficos e permite a utilização de pseudônimos. Nessa sequência, os conceitos de energia, potência e tipos de energias serão explorados em relação à produção de café. Os alunos devem ser protagonistas na elaboração do conhecimento, sendo agentes ativos nesse processo. Assim, o objetivo é despertar o interesse pela aprendizagem dos conceitos da física abordados durante a sequência proposta. Após a aplicação deste trabalho espera-se que estes conceitos sejam significativos para os alunos.
Palavras-chave Tecnologia, Ensino-aprendizagem, produção do café
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.