"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17928

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cristiano Luiz Gomide Cabral
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Título Evolução da paisagem (ocupação do terreno) do Distrito de Silvestre com a implantação da UNIÇOSA em 2004
Resumo Viçosa é um município situado na zona da mata mineira. É composto por 4 distritos sendo o de Viçosa como distrito sede e os distritos Cachoeira de Santa Cruz, São José do Triunfo e Silvestre - nosso objeto de estudo. O IBGE classifica as localidades na Resolução PR 007 de 04 de janeiro de 1989, nela encontramos a seguinte definição de Distrito: “São unidades administrativas dos municípios, ...”
O distrito de Silvestre foi constituído em 1962 pela lei estadual 2764/1962 é conectado ao distrito sede Viçosa pela BR120 que passou a ser denominada em 1999 Avenida Paula Sant´Ana. Após 10 anos de sua criação, em 1972, ocorreu a instalação da Indumel, uma indústria que produziu melaço em pó até o ano de 2000, quando encerrou suas atividades. Posteriormente, a área onde a indústria citada funcionou foi comprada em leilão por um grupo de empreendedores com o desejo de transformar aquela estrutura abandonada em uma instituição de Ensino Superior. Assim nasceu o Centro Universitário de Viçosa – Univiçosa, pela portaria 2569/2004 publicada no Diário Oficial da União – DOU de 26 de agosto de 2004, denominado Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FACISA. Neste mesmo ano foram autorizados os seus 5 primeiros cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição. Com o início das atividades acadêmicas em fevereiro de 2005, o Distrito Silvestre começou a experimentar um novo movimento: de estudantes e professores da Univiçosa.
Este trabalho tem como objetivo analisar e entender as mudanças causadas pela instalação do Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA no Distrito de Silvestre em Viçosa MG, fazendo uma análise das mudanças causadas em sua paisagem.
O conceito de paisagem aqui empregado é o conceito definido por Almeida: “a paisagem cultural é um objeto concreto, material, físico e factual, percebido pelos sujeitos por meio dos cinco sentidos” (ALMEIDA, 2013).
Assim, entender a mudança na paisagem nos permite compreender o uso e ocupação da terra bem como o desenvolvimento urbano e socioeconômico do Distrito.
Imagens de sensores orbitais para os anos de 2002, 2011 e 2021 foram construídas, permitindo comparações e identificando as mudanças ocorridas. Mudanças expressivas ocorreram, como por exemplo o aumento na densidade de moradias. Estas análisea inda não permitem afirmar-se que a implantação do Centro Universitário de Viçosa – Univiçosa foi o único motivador deste crescimento, mas, podemos constatar que ele é um fator importante para este crescimento.
Palavras-chave desenvolvimento urbano, paisagem, uso da terra.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.