Resumo |
Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória e participante, resultante da análise de um recurso pedagógico denominado “Rodas de Conversa”, realizado por uma escola da rede privada do interior de Minas Gerais durante o período do ensino remoto. Portanto, objetivou-se analisar as diversas vozes que compuseram as rodas de conversa com alunos do Ensino Fundamental. O material empírico consistiu em entrevistas semi-estruturadas realizadas com um grupo de 33 participantes (entre eles, 3 membros da coordenação pedagógica, 10 professoras, 1 pai e 9 mães e 10 alunos). Em uma perspectiva dialógica, elegemos o Construcionismo Social como nosso aporte teórico, bem como as contribuições de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, a partir da sua proposta de uma educação libertadora. Na revisão de literatura, buscamos publicações no banco de periódicos da CAPES que buscaram analisar trabalhos com rodas de conversa no âmbito da educação básica e da formação continuada de professores nos últimos anos. Como metodologia, a análise temática das entrevistas possibilitou a visualização de alguns aspectos, que destacamos ao longo da pesquisa. Após essa etapa, obtivemos quatro principais categorias – rodas de conversa como: mecanismo de interação pessoal; projeto socioemocional; espaço para aprender valores e, por fim, de desenvolvimento de competências e habilidades diversas. Além disso, dentro dessas categorias, elegemos subcategorias que se relacionavam diretamente com elementos presentes nas falas dos entrevistados. Ademais, a investigação realizada nos mostra o anseio pelo retorno ou existência de um recurso que leve os alunos a conversarem sobre emoções, sentimentos e diversos outros temas que os participantes consideram necessários para o debate entre os pares. Colocar-se em diálogo nas escolas: eis um desafio, porém uma necessidade do século XXI no campo da educação e acreditamos que a criação de rodas de conversa podem ser estratégias importantes neste sentido. |