Resumo |
A música é um instrumento pedagógico aplicado a metodologias ativas de ensino, cujas experiências têm apontado diferentes formas de interação com o conteúdo de disciplinas de graduação e da pós-graduação de cursos da área da saúde no Brasil. O projeto de ensino "Elaboração de produtos didáticos para metodologias ativas: a música como instrumento de ensino e aprendizagem", com registro PRJ1-002/2023 no Sistema RAEN/Universidade Federal de Viçosa, se constitui na educação construída com a participação ativa de discentes. Este prevê a articulação com o conteúdo de disciplinas obrigatórias e optativas do curso de nutrição do campus Viçosa-MG/UFV e com o desenvolvimento de atividades práticas de ensino que insere o discente em cenários de atendimento ao público materno infantil. Objetivo: Avaliar a percepção do discente quanto aos conteúdos apresentados em texto musicalizado como instrumentos pedagógicos e educativos nas práticas de ensino. Metodologia: O projeto contempla 5 etapas: estruturação e capacitação de trabalho; seleção de conteúdo para composição da letra; gravação da música em áudio e vídeo animado; registro de direitos autorais; e benefícios dos produtos didáticos para formação profissional do discente. As decisões sobre o texto musicalizado pautaram-se na democratização do conhecimento e do saber teórico que se alinha à temática de interesse, articulada a 5 disciplinas: NUT344-Nutrição Materno Infantil, NUT345-Nutrição Aplicada ao Atendimento Materno Infantil, NUT353-Puericultura, NUT356-Educação Nutricional e Para a Saúde e NUT407-Estágio Supervisionado em Nutrição Social. Registrou-se em formulário a percepção discente sobre a música em NUT 344. Resultado: O primeiro ano do projeto resultou na música “Introdução Alimentar”, cifrada em partitura de 8 páginas, com certidão de registro de direitos autorais emitida pela Fundação Biblioteca Nacional de n. 876.015, livro 1707, folha 211, três gravações de áudios, próximo de 3 minutos, duas com única voz e uma com dueto, abordando a temática dos 6 aos 12 meses de vida da criança. Quanto à percepção de 33 discentes da disciplina NUT 344 (2023/1): 100% sinalizaram que a letra da música contempla orientações do Guia Alimentar Brasileiro; 100% consideraram o texto musicalizado apropriado para atender ao público de interesse; 97% afirmaram que ambos os ritmos, acelerado ou lento, são agradáveis de se ouvir e 3,0% (1 discente) não respondeu. Quanto à harmonização da letra e melodia, 97% a classificaram como agradável e 3,0% considerou não agradável. Quanto à duração da música, 79% consideraram satisfatória e 21% a acharam longa. O interesse em ter acesso à música foi manifestado. Conclusões: A música foi concebida como ferramenta pedagógica e educativa para o desenvolvimento de práticas de ensino com o grupo materno-infantil. Vislumbra-se que a gravação da música em vídeo animado ampliará o seu potencial de uso em disciplinas e em projetos de atendimento ao público materno-infantil. |