"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17909

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor João Pedro Silveira Neumann
Orientador MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS
Outros membros DAYSE MARA DE OLIVEIRA FREITAS, JULIANA FARIAS DE NOVAES, RAQUEL MARIA AMARAL ARAUJO, SARAH APARECIDA VIEIRA RIBEIRO
Título A perspectiva do discente sobre o uso de texto musicalizado como ferramenta didática para práticas de ensino em graduação
Resumo A música é um instrumento pedagógico aplicado a metodologias ativas de ensino, cujas experiências têm apontado diferentes formas de interação com o conteúdo de disciplinas de graduação e da pós-graduação de cursos da área da saúde no Brasil. O projeto de ensino "Elaboração de produtos didáticos para metodologias ativas: a música como instrumento de ensino e aprendizagem", com registro PRJ1-002/2023 no Sistema RAEN/Universidade Federal de Viçosa, se constitui na educação construída com a participação ativa de discentes. Este prevê a articulação com o conteúdo de disciplinas obrigatórias e optativas do curso de nutrição do campus Viçosa-MG/UFV e com o desenvolvimento de atividades práticas de ensino que insere o discente em cenários de atendimento ao público materno infantil. Objetivo: Avaliar a percepção do discente quanto aos conteúdos apresentados em texto musicalizado como instrumentos pedagógicos e educativos nas práticas de ensino. Metodologia: O projeto contempla 5 etapas: estruturação e capacitação de trabalho; seleção de conteúdo para composição da letra; gravação da música em áudio e vídeo animado; registro de direitos autorais; e benefícios dos produtos didáticos para formação profissional do discente. As decisões sobre o texto musicalizado pautaram-se na democratização do conhecimento e do saber teórico que se alinha à temática de interesse, articulada a 5 disciplinas: NUT344-Nutrição Materno Infantil, NUT345-Nutrição Aplicada ao Atendimento Materno Infantil, NUT353-Puericultura, NUT356-Educação Nutricional e Para a Saúde e NUT407-Estágio Supervisionado em Nutrição Social. Registrou-se em formulário a percepção discente sobre a música em NUT 344. Resultado: O primeiro ano do projeto resultou na música “Introdução Alimentar”, cifrada em partitura de 8 páginas, com certidão de registro de direitos autorais emitida pela Fundação Biblioteca Nacional de n. 876.015, livro 1707, folha 211, três gravações de áudios, próximo de 3 minutos, duas com única voz e uma com dueto, abordando a temática dos 6 aos 12 meses de vida da criança. Quanto à percepção de 33 discentes da disciplina NUT 344 (2023/1): 100% sinalizaram que a letra da música contempla orientações do Guia Alimentar Brasileiro; 100% consideraram o texto musicalizado apropriado para atender ao público de interesse; 97% afirmaram que ambos os ritmos, acelerado ou lento, são agradáveis de se ouvir e 3,0% (1 discente) não respondeu. Quanto à harmonização da letra e melodia, 97% a classificaram como agradável e 3,0% considerou não agradável. Quanto à duração da música, 79% consideraram satisfatória e 21% a acharam longa. O interesse em ter acesso à música foi manifestado. Conclusões: A música foi concebida como ferramenta pedagógica e educativa para o desenvolvimento de práticas de ensino com o grupo materno-infantil. Vislumbra-se que a gravação da música em vídeo animado ampliará o seu potencial de uso em disciplinas e em projetos de atendimento ao público materno-infantil.
Palavras-chave texto musicalizado, práticas de ensino, metodologias ativas.
Forma de apresentação..... Vídeo
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