"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17872

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Aparecida Ferreira Jerônimo
Orientador MARIA SIMONE EUCLIDES
Outros membros Beatriz Gomes Cornélio, HELOISA RAIMUNDA HERNECK, Jaqueline Cardoso Zeferino , Jerlane Sousa Oliveira , Layla Aparecida Pereira, Lidiane Cesário Barreto, Monalisa Aparecida do Carmo, Sabrina Ramos Cornélio
Título Formação Acadêmica Afirmativa: diversidade na pós- graduação-II.
Resumo O projeto de extensão Formação Acadêmica Afirmativa: diversidade na pós- graduação-II, tem por objetivo possibilitar o acesso a informações teóricas e metodológicas sobre a escrita acadêmica para estudantes que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas, quilombolas; em vulnerabilidade socioeconômica e LGBTQIAPN+ que já concluíram ou estão regularmente matriculados(as) nas redes de ensino superior e desejam ingressar nos programas de pós-graduação (mestrado/doutorado) na área da Ciências Humanas no Brasil. A seleção é realizada por meio de um edital e são ofertadas 50 vagas, na qual 49 delas estão sendo ocupadas. O projeto oferece a estes alunos(as) um curso de formação que foi iniciado no dia 06/05/2023 e que terminará no dia 09/12/2023, o mesmo conta com oficinas através da Plataforma Google Meet e aulões que são transmitidos no Youtube, ambos realizados aos sábados de 09:00 às 11:00 horas. As oficinas e aulões são construídas e ministradas de forma coletiva pelos/as estudantes da graduação, pós-graduação e professoras/es do ensino superior que compõem a equipe do projeto. As oficinas são compostas por duas etapas: I- Aula expositiva, na qual os ministrantes explicam aos cursistas o tema proposto. II- Interação entre os ministrantes e os cursistas, este momento é utilizado para sanar dúvidas, propor sugestões e realizar troca de referencial teórico. Já nos aulões, além da equipe do projeto, há participações especiais de ativistas dos movimentos negros, indigenas, quilombolas e LGBTQIAPN+, estas aulas são públicas e também contam com duas etapas: I- exposições de conhecimento e vivencias, nestas ocasiões, os ativistas relatam suas experiências de forma a contribuir com a formação dos alunos(as). II- Participação do público, essa participação é feita através do chat da plataforma digital onde são enviadas questões para o debate. Até o momento foram realizadas oficinas relacionadas a elaboração do projeto de pesquisa e dois aulões sobre democratização do ensino superior e pesquisas decoloniais e sobre metodologias qualitativas de pesquisa. Analisando a participação das/os cursistas ao longo do projeto, pode-se notar resultados positivos, visto que grande maioria dos cursistas participam de fato das aulas/oficinas, tendo em média por volta de 30/40 alunos presentes por dia. Estes/as cursistas relatam a relevância do cursinho no que tange ao diálogo sobre os elementos da escrita acadêmica e os caminhos para a elaboração de seus projetos de pesquisa. Por fim, conclui-se que o cursinho possibilita também o desenvolvimento da busca nutritiva pelo conhecimento, das técnicas necessárias para o processo de construção dos projetos acadêmicos, além de reafirmar a importância das instituições de ensino superior em promover espaços de diálogo sobre o acesso aos programas de pós-graduação incentivando que estes segmentos ocupem os espaços.
Palavras-chave Formação acadêmica, pós - graduação, ensino superior.
Forma de apresentação..... Vídeo
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