Outros membros |
Beatriz Gomes Cornélio, HELOISA RAIMUNDA HERNECK, Jaqueline Cardoso Zeferino , Jerlane Sousa Oliveira , Layla Aparecida Pereira, Lidiane Cesário Barreto, Monalisa Aparecida do Carmo, Sabrina Ramos Cornélio |
Resumo |
O projeto de extensão Formação Acadêmica Afirmativa: diversidade na pós- graduação-II, tem por objetivo possibilitar o acesso a informações teóricas e metodológicas sobre a escrita acadêmica para estudantes que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas, quilombolas; em vulnerabilidade socioeconômica e LGBTQIAPN+ que já concluíram ou estão regularmente matriculados(as) nas redes de ensino superior e desejam ingressar nos programas de pós-graduação (mestrado/doutorado) na área da Ciências Humanas no Brasil. A seleção é realizada por meio de um edital e são ofertadas 50 vagas, na qual 49 delas estão sendo ocupadas. O projeto oferece a estes alunos(as) um curso de formação que foi iniciado no dia 06/05/2023 e que terminará no dia 09/12/2023, o mesmo conta com oficinas através da Plataforma Google Meet e aulões que são transmitidos no Youtube, ambos realizados aos sábados de 09:00 às 11:00 horas. As oficinas e aulões são construídas e ministradas de forma coletiva pelos/as estudantes da graduação, pós-graduação e professoras/es do ensino superior que compõem a equipe do projeto. As oficinas são compostas por duas etapas: I- Aula expositiva, na qual os ministrantes explicam aos cursistas o tema proposto. II- Interação entre os ministrantes e os cursistas, este momento é utilizado para sanar dúvidas, propor sugestões e realizar troca de referencial teórico. Já nos aulões, além da equipe do projeto, há participações especiais de ativistas dos movimentos negros, indigenas, quilombolas e LGBTQIAPN+, estas aulas são públicas e também contam com duas etapas: I- exposições de conhecimento e vivencias, nestas ocasiões, os ativistas relatam suas experiências de forma a contribuir com a formação dos alunos(as). II- Participação do público, essa participação é feita através do chat da plataforma digital onde são enviadas questões para o debate. Até o momento foram realizadas oficinas relacionadas a elaboração do projeto de pesquisa e dois aulões sobre democratização do ensino superior e pesquisas decoloniais e sobre metodologias qualitativas de pesquisa. Analisando a participação das/os cursistas ao longo do projeto, pode-se notar resultados positivos, visto que grande maioria dos cursistas participam de fato das aulas/oficinas, tendo em média por volta de 30/40 alunos presentes por dia. Estes/as cursistas relatam a relevância do cursinho no que tange ao diálogo sobre os elementos da escrita acadêmica e os caminhos para a elaboração de seus projetos de pesquisa. Por fim, conclui-se que o cursinho possibilita também o desenvolvimento da busca nutritiva pelo conhecimento, das técnicas necessárias para o processo de construção dos projetos acadêmicos, além de reafirmar a importância das instituições de ensino superior em promover espaços de diálogo sobre o acesso aos programas de pós-graduação incentivando que estes segmentos ocupem os espaços. |