"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17871

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor PEDRO PERRY RESENDE
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Outros membros Otávio Farias Gomes de Assis
Título Participação dos estudantes de Viçosa na OMQ
Resumo As Olimpíadas Científicas têm a capacidade de apoiar o desenvolvimento de habilidades, assim como o aprendizado dos alunos em vários âmbitos diferentes. No caso da Olimpíada Mineira de Química (OMQ), os alunos participantes competem entre si e os melhores são selecionados para a etapa nacional. A primeira fase, seletiva, ocorre dentro da própria escola e tem o objetivo de selecionar aqueles estudantes que farão a prova da etapa estadual. A partir daí, os participantes com melhor desempenho no estado são classificados para uma fase nacional, que credencia para a participação em competições internacionais. No processo de preparação para a prova, o aluno tem um contato mais profundo com os conteúdos, que muitas vezes saem do que é ensinado na maioria das salas de aula; além disso, o aluno desenvolve pensamento crítico e habilidades cooperativas, interesse mais aprofundado pela pesquisa científica, entre outros. As olimpíadas científicas são, muitas vezes, desconhecidas por parte dos professores e alunos, com seu potencial de ensino passando despercebido. A investigação objetiva efetuar um levantamento de dados sobre a participação dos estudantes na OMQ. O trabalho tem como objetivo efetuar este levantamento através da interação com alunos, professores e estudantes de licenciatura por via de formulários; além disso, criar um perfil no Instagram, com o objetivo de divulgar a OMQ. O projeto foi divido nas seguintes etapas: criação e aplicação dos formulários para coleta de dados sobre a participação dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Viçosa, o envolvimento de professores e o conhecimento das olimpíadas pelos estudantes de licenciatura; análise dos dados coletados, além da criação do perfil do Instagram. No momento, os formulários já foram criados e estamos na fase de coleta de dados; o perfil está em fase de implantação, com postagens contendo atualizações sobre a olimpíada. Espera-se, a partir dos dados coletados, criar condições para uma maior participação
dos estudantes e professores, tendo em vista que se trata de uma forte ferramenta de aprendizado, além de divulgar o papel de olimpíadas científicas para os estudantes de licenciatura.
Palavras-chave Olimpíadas Científicas, Química, Educação Científica
Forma de apresentação..... Vídeo
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