Resumo |
As Olimpíadas Científicas têm a capacidade de apoiar o desenvolvimento de habilidades, assim como o aprendizado dos alunos em vários âmbitos diferentes. No caso da Olimpíada Mineira de Química (OMQ), os alunos participantes competem entre si e os melhores são selecionados para a etapa nacional. A primeira fase, seletiva, ocorre dentro da própria escola e tem o objetivo de selecionar aqueles estudantes que farão a prova da etapa estadual. A partir daí, os participantes com melhor desempenho no estado são classificados para uma fase nacional, que credencia para a participação em competições internacionais. No processo de preparação para a prova, o aluno tem um contato mais profundo com os conteúdos, que muitas vezes saem do que é ensinado na maioria das salas de aula; além disso, o aluno desenvolve pensamento crítico e habilidades cooperativas, interesse mais aprofundado pela pesquisa científica, entre outros. As olimpíadas científicas são, muitas vezes, desconhecidas por parte dos professores e alunos, com seu potencial de ensino passando despercebido. A investigação objetiva efetuar um levantamento de dados sobre a participação dos estudantes na OMQ. O trabalho tem como objetivo efetuar este levantamento através da interação com alunos, professores e estudantes de licenciatura por via de formulários; além disso, criar um perfil no Instagram, com o objetivo de divulgar a OMQ. O projeto foi divido nas seguintes etapas: criação e aplicação dos formulários para coleta de dados sobre a participação dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Viçosa, o envolvimento de professores e o conhecimento das olimpíadas pelos estudantes de licenciatura; análise dos dados coletados, além da criação do perfil do Instagram. No momento, os formulários já foram criados e estamos na fase de coleta de dados; o perfil está em fase de implantação, com postagens contendo atualizações sobre a olimpíada. Espera-se, a partir dos dados coletados, criar condições para uma maior participação dos estudantes e professores, tendo em vista que se trata de uma forte ferramenta de aprendizado, além de divulgar o papel de olimpíadas científicas para os estudantes de licenciatura. |