"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17866

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Geralda Aparecida dos Santos Vianna
Orientador MARIA SIMONE EUCLIDES
Título O Programa Bolsa Permanência: Avanços e Desafios na Garantia da Permanência na Perspectiva do/as Estudantes Indígenas e Quilombolas da Universidade Federal de Viçosa
Resumo O PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA: AVANÇOS E DESAFIOS NA GARANTIA DA PERMANÊNCIA NA PERSPECTIVA DOS/AS ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

O presente resumo trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação que tem por objetivo analisar junto com os/as discentes indígenas e quilombolas como tem sido implementado e efetivado o Programa Bolsa Permanência (PBP) na UFV. O PBP foi implementado nas instituições pela portaria 389/2013 com o intuito de garantir a permanência e diplomação dos/as discentes indígenas e quilombolas inseridos em instituições públicas de ensino superior. Portanto, dialogar com esses/as estudantes será o caminho para compreendermos os avanços e desafios do programa no cotidiano dos/as discentes atendidos pelo PBP na Universidade Federal de Viçosa e identificar quais são as mobilizações que esses/as estudantes têm feito de modo a suplantar esses desafios. O objetivo principal deste estudo é analisar as condições de permanência e a efetividade da democratização do espaço acadêmico para discentes indígenas e quilombolas atendidos pelo PBP no período 2020-2023. Além disso, buscaremos apontar medidas de acompanhamento que favoreçam a permanência e diplomação dos discentes indígenas e quilombolas, levando em consideração a organização social e cultural de suas comunidades. A pesquisa será quali-quantitativa mediante um levantamento bibliográfico e leitura sobre a temática de estudo. Em seguida, será feito um levantamento quantitativo para coletar dados sobre o número de estudantes indígenas e quilombolas atendidos/as pelo PBP da UFV no período de 2020 a 2023, quem são, em quais cursos estão matriculados/as e qual o perfil racial e gênero desses/as estudantes. A pesquisa qualitativa será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com as/os estudantes. O objetivo é o diálogo sobre a percepção dos/as participantes em relação ao programa, seus desafios acadêmicos, esforços para superá-los, impacto em suas vidas e inclusão de seus saberes e tradições no ambiente acadêmico. Espera-se que esse projeto contribua socialmente e politicamente com as narrativas das/os estudantes beneficiários desta ação afirmativa, de modo a entendermos como tem sido essa implementação na universidades, os desafios enfrentados por esses/as estudantes; os agenciamentos que cada uma/um delas/es tem empreendido de modo a se manterem na instituição e além disso, nortear as políticas internas da UFV, de modo que essa política afirmativa de fato se concretize e contribua para a emancipação dos/as discentes indígenas e quilombolas matriculados na instituição. Ademais, a pesquisa busca caminhos que contribuam com a permanência eficiente garantindo a proposta do programa que é democratização e o avanço em prol à decolonização do saber.

Palavras - chave: estudantes quilombolas, indígenas, bolsa permanência, ensino superior
Palavras-chave estudantes quilombolas, indígenas, permanência.
Forma de apresentação..... Vídeo
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