"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17864

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gabriela Rodrigues da Silva
Orientador EDSON SOARES FIALHO
Outros membros Isabela Barbosa Cesario Aguiar, Larissa Pereira Arantes, Samira Santos Macedo, Stefane Henrique da Cunha
Título Cartografia na Prática: O uso do Trabalho de Campo para o ensino dos Pontos Cardeais e Colaterais
Resumo A Cartografia Escolar transita entre os campos da Cartografia, Educação e Geografia, sendo um instrumento a colaborar com a interpretação da espacialidade dos fenômenos geográficos, logo, um meio pelo qual se desenvolve o raciocínio geográfico. Dentro do cenário escolar, a cartografia deve desenvolver nos estudantes as habilidades de se localizarem, dar significação aos lugares e refletir sobre a relação que os mesmos têm com a vida de cada um. Assim sendo, em junho de 2023, o preceptor de geografia do Residência Pedagógica propôs o planejamento de uma oficina de Cartografia, a fim de favorecer a apreensão de habilidades de localização e orientação no espaço, isto é, os pontos cardeais e colaterais. Posto isto, a oficina se deu em 3 momentos: aula expositiva para o segundo do ensino médio, palestra sobre a mobilização dos conhecimentos cartográficos para a pesquisa científica, e, por fim, o trabalho de campo nas imediações da Igreja Santa Filomena, que encontra-se em posição elevada em relação ao restante do município. No tocante às aulas expositivas, houve o detalhamento das características artísticas, matemáticas e tecnológicas dessa ciência que atenta-se para a representação do espaço geográfico, para além, tratou-se de seus produtos principais, isto é, mapas, cartas e plantas, e de sua utilização cotidiana ao tratar-se do desenvolvimento das competências de localização, orientação, compreensão dos aspectos correspondentes à natureza e sociedade e tomada de decisões acerca do município de vivência. Nesse contexto, os alunos mostraram-se interessados no assunto, todavia, suas intervenções restringiram-se ao incentivo do professor. Em um segundo momento, convidou-se Jefferson Nunes, licenciado e bacharel em geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, para discutir sua tese de mestrado acerca das "Práticas Agroecológicas em São Miguel do Anta, Minas Gerais". A iniciativa de convidar o recém-mestre sustentou-se no fato de o mesmo ter mobilizado uma série de dados estatísticos e produtos cartográficos para o tratamento de uma temática comum aos estudantes da E.E Pedro Lessa, logo, a primordialidade da agropecuária de subsistência para a Zona da Mata Mineira. Por ter sido uma palestra duradoura e abarrotada de teorias não acessadas pelos estudantes, os mesmos acabaram por não direcionar comentários e dúvidas ao professor. Finalmente, em 15 de junho de 2023, os estudantes participaram de um trabalho de campo no entorno da Igreja de Santa Filomena. A escolha do local esteve amparada na necessidade de visualizar as direções em que colocavam-se pontos de interesse, tal como a localização do Bairro de Rosário, da Igreja Matriz e das cidades fronteiriças. Assim sendo, aplicou-se uma atividade de fixação, a fim de averiguar se os alunos haviam apreendido o conteúdo proposto, de tal forma, se pôde perceber que os mesmos haviam adquirido as competências correspondentes aos pontos cardeais e colaterais, logo, alcançando o intuito da oficina.
Palavras-chave Cartografia, Ensino, Trabalho de Campo
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.