Resumo |
A Cartografia Escolar transita entre os campos da Cartografia, Educação e Geografia, sendo um instrumento a colaborar com a interpretação da espacialidade dos fenômenos geográficos, logo, um meio pelo qual se desenvolve o raciocínio geográfico. Dentro do cenário escolar, a cartografia deve desenvolver nos estudantes as habilidades de se localizarem, dar significação aos lugares e refletir sobre a relação que os mesmos têm com a vida de cada um. Assim sendo, em junho de 2023, o preceptor de geografia do Residência Pedagógica propôs o planejamento de uma oficina de Cartografia, a fim de favorecer a apreensão de habilidades de localização e orientação no espaço, isto é, os pontos cardeais e colaterais. Posto isto, a oficina se deu em 3 momentos: aula expositiva para o segundo do ensino médio, palestra sobre a mobilização dos conhecimentos cartográficos para a pesquisa científica, e, por fim, o trabalho de campo nas imediações da Igreja Santa Filomena, que encontra-se em posição elevada em relação ao restante do município. No tocante às aulas expositivas, houve o detalhamento das características artísticas, matemáticas e tecnológicas dessa ciência que atenta-se para a representação do espaço geográfico, para além, tratou-se de seus produtos principais, isto é, mapas, cartas e plantas, e de sua utilização cotidiana ao tratar-se do desenvolvimento das competências de localização, orientação, compreensão dos aspectos correspondentes à natureza e sociedade e tomada de decisões acerca do município de vivência. Nesse contexto, os alunos mostraram-se interessados no assunto, todavia, suas intervenções restringiram-se ao incentivo do professor. Em um segundo momento, convidou-se Jefferson Nunes, licenciado e bacharel em geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, para discutir sua tese de mestrado acerca das "Práticas Agroecológicas em São Miguel do Anta, Minas Gerais". A iniciativa de convidar o recém-mestre sustentou-se no fato de o mesmo ter mobilizado uma série de dados estatísticos e produtos cartográficos para o tratamento de uma temática comum aos estudantes da E.E Pedro Lessa, logo, a primordialidade da agropecuária de subsistência para a Zona da Mata Mineira. Por ter sido uma palestra duradoura e abarrotada de teorias não acessadas pelos estudantes, os mesmos acabaram por não direcionar comentários e dúvidas ao professor. Finalmente, em 15 de junho de 2023, os estudantes participaram de um trabalho de campo no entorno da Igreja de Santa Filomena. A escolha do local esteve amparada na necessidade de visualizar as direções em que colocavam-se pontos de interesse, tal como a localização do Bairro de Rosário, da Igreja Matriz e das cidades fronteiriças. Assim sendo, aplicou-se uma atividade de fixação, a fim de averiguar se os alunos haviam apreendido o conteúdo proposto, de tal forma, se pôde perceber que os mesmos haviam adquirido as competências correspondentes aos pontos cardeais e colaterais, logo, alcançando o intuito da oficina. |