"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17860

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isabella Antonia Soares da Silva
Orientador MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS
Outros membros ANA IRIS MENDES COELHO
Título Método das trilhas de aprendizagem no ensino superior: da combinação de diferentes metodologias ativas ao processo de aprendizado personalizado
Resumo Introdução: Métodos de ensino-aprendizagem que propiciam oportunidades distintas para construir a aplicação dos conteúdos trabalhados em disciplinas, personalizando seu jeito de aprender, com motivação e criatividade, têm sido valorizados na formação acadêmica de universitários. As Trilhas de Aprendizagens são ferramentas pedagógicas com combinação de metodologias ativas que proporcionam momentos diferentes de interação do discente com o conteúdo da disciplina e outros participantes, o que contribui, estrategicamente, com a desenvoltura e o desenvolvimento de competências por parte dos acadêmicos. Objetivo: Descrever as atividades educativas resultantes de uma aplicação conjunta de metodologias ativas para articular conteúdos abordados na disciplina NUT 333 – Higiene dos Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) do campus Viçosa-MG, e despertar, no discente, compromisso e motivação criativa com exercícios teórico práticos. Metodologia: Estudo descritivo fundamentado no relato de experiência com a aplicação do método de trilhas de aprendizagens na NUT 333 do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da UFV, relativo ao período de 2022/1. De posse do conteúdo relativo à segurança de alimentos em ambiente de produção de refeições, elaborou-se um roteiro contemplando duas metodologias ativas: as 5 chaves para uma alimentação segura preconizadas pela Organização Mundial da Saúde - OMS, e o modelo matemático de aplicação da ferramenta 5S proposto por Coelho e colaboradores no ano de 1999. A atividade foi programada, em grupo, para contemplar a transposição dos conceitos que constituem as 5 CHAVES, identificando os conteúdos que poderiam ser inseridos no Programa 5S utilizando o modelo de somatório de ações para alcance de resultados almejados apresentando as razões para as escolhas constituídas com a apresentação de um layout combinando as duas ferramentas didáticas nesta proposta de metodologia ativa de ensino. Resultado: Esta atividade desenvolvida com a trilha de aprendizagens resultou em 30 layouts distintos. Os layouts apresentados apontaram inovação na aplicação dos conteúdos inerentes à segurança de alimentos trabalhados com participação ativa e efetiva dos discentes, valorizando a criatividade de cada grupo, onde seus conhecimentos e habilidades integrados descortinaram uma forma personalizada de expressar o saber no processo de ensino-aprendizagem. Todos os grupos alcançaram o propósito da atividade educativa e houve predominância de propostas de discentes que ampliaram o layout para além da combinação das ferramentas didáticas prevista no roteiro, dentre os quais destacamos a criação de folder, cartilha educativa e e-book. Conclusões: Os resultados mostram que o método das trilhas de aprendizagem no ensino superior, ao articular diferentes possibilidades de trabalhar o conteúdo, favoreceu a internalização de conceitos com criatividade e evidenciou a dedicação dos discentes ao superar a finalidade da atividade educativa na disciplina.
Palavras-chave Trilhas de aprendizagem, Cinco Chaves, Programa 5S.
Forma de apresentação..... Vídeo
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