Resumo |
Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma ferramenta web para otimizar o processo de avaliação das Atividades Complementares do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba. Atualmente, a avaliação dessas atividades é realizada manualmente pelo coordenador do curso, o que enfrenta desafios em termos de eficiência, padronização e transparência. A proposta da ferramenta é permitir que os alunos registrem os comprovantes de suas atividades, enquanto o coordenador tenha a capacidade de gerenciar e avaliar essas atividades de forma online. No processo de avaliação das atividades complementares, são considerados dezessete tipos de atividades/eventos, cada um com critérios de avaliação, carga horária por atividade e limites de carga horária específicos. Atualmente, a falta de padronização na recepção dos comprovantes das horas complementares e a grande quantidade de documentação a ser analisada são problemas enfrentados no método atual. Com base em reuniões com a coordenação, foram desenvolvidos protótipos de cinco telas para os usuários aluno e coordenador. O sistema foi desenvolvido utilizando tecnologias web como HTML, CSS, JavaScript, Ajax e PHP. Após o desenvolvimento, foram realizados testes de aceitação, nos quais foram recebidos feedbacks e sugestões de melhorias relacionadas à usabilidade do sistema, visando reduzir a quantidade de cliques necessários e aumentar a agilidade. Essas sugestões foram incorporadas ao sistema. A coordenação considerou o sistema positivo, destacando a automação do processo de avaliação dos certificados, o que proporciona maior eficiência, agilidade e transparência para professores e alunos. Em resumo, a implementação dessa ferramenta representa um avanço significativo no processo de avaliação das atividades complementares, uma vez que atende às necessidades identificadas tanto pelos alunos quanto pela coordenação. Além disso, os testes realizados validaram a eficiência do sistema, e a recepção positiva do coordenador aponta para o potencial de adoção desse sistema no contexto educacional em questão. |