Resumo |
Incontestavelmente, o professor, sua formação e atuação profissional têm se despontado como um campo de preocupação não só das reformas, como também de boa parte das pesquisas no âmbito educacional. Dentre os aspectos concernentes à formação inicial de professores, o docente atuante no magistério superior é foco que se merece atenção nas discussões no campo de formação de professores. O objetivo deste trabalho de natureza qualitativa foi identificar as características do bom professor na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Educação Física, de instituições de ensino superior (IES) públicas federais localizadas na Zona da Mata Mineira e Vertentes no estado de Minas Gerais. Foram considerados dois grupos amostrais: o primeiro, composto por acadêmicos que se encontravam no último ano do curso de licenciatura em Educação física e o segundo por docentes atuantes nos referidos cursos das seguintes IES: UFV, UFOP e UFJF. O primeiro grupo respondeu à duas questões: 1. O nome do(a) melhor professor(a) que você teve na graduação até o momento e 2. Porque, na sua opinião, ele(a) foi o(a) melhor. Os docentes com melhores escores nas respostas foram selecionados e convidados para uma entrevista semiestruturada. A coleta de dados ocorreu entre maio e julho de 2022. Foi empregada a técnica de análise de conteúdo para interpretação dos dados. Dos docentes participantes, apenas um não possuía experiências pregressas com a docência antes do ingresso no ensino superior. Constatou-se que os professores se pautavam em suas próprias trajetórias de vida para a prática docente, incluindo os saberes construído ao longo dos tempos. Apesar de adotarem maneiras distintas para planejar as aulas, os professores demostraram a preocupação em atuarem como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de seus estudantes. Soma-se a isso, a preocupação em se manterem atualizados, com base na literatura referente aos seus conteúdos e com a progressão pedagógica dos estudantes. Em sua maioria, buscam inovar para além de aulas expositivas, como aulas práticas contextualizadas, seminários, atividades em grupos e filmes. Foram apresentadas boas estratégias para o enfrentamento das dificuldades advindas dos alunos, como se pode verificar em um dos depoimentos: “[...] eu tenho que entender o que meus alunos vivem para eu conseguir aproximar o conteúdo da vida, da realidade deles. Caso contrário, o meu conteúdo não fará sentido algum para eles”. Evidencia-se o fato de que cada docente possui seu modo particular de lecionar e os relacionados nesta pesquisa como bons professores demonstraram preocupação com o ensino-aprendizagem, para além da simples relação professor-aluno. Há uma construção de um vínculo com os discentes que pauta sobretudo em prepará-los para a vida e a inserção exitosa nos campos de trabalho. |