Resumo |
A pesquisa se pautou na realização de uma intervenção extensionista da disciplina de SES 221 - Sociedade, classes e movimentos sociais, na Comunidade Quilombola do Buieié, localizada em Viçosa-MG, enquanto exigência da curricularização da extensão prevista na resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Câmara de Educação Superior (CES). Tendo como objetivo inicial a apresentação geral sobre o movimento negro, a atividade buscou a desconstrução de esteriótipos, abordando as consequências da colonização, os privilégios da branquitude e reflexão para desconstrução do mesmo. Compreende-se que para construir uma sociedade mais justa, equitativa e pluralista, é necessário analisar as raízes históricas dessas percepções e observar como ela continua a influenciar as estruturas sociais e os sistemas de poder. A atividade de extensão foi construída coletivamente por estudantes do Serviço Social da UFV, tendo por base uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, na qual a observação participante possibilitou a construção dos dados. As principais referências utilizadas foram: os documentos emitidos pelo conjunto CFESS-CRESS e pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Sueli Carneiro e Antônio Carlos Gil. Os dados foram analisados a partir da técnica de “Análise do Conteúdo”. A atividade foi iniciada com dinâmica de apresentação do tema e dos presentes e posteriormente foi realizada uma roda de conversa para dialogar com a comunidade. Inicialmente houve a apresentação do tema “Quilombolas e Movimento Negro” e posteriormente, pode-se escutar as demandas da comunidade sobre o que diferencia negros de brancos na vida diária, bem como os lugares de privilégio de pessoas brancas, destacando a necessidade de que as mesmas entendam o seu lugar de privilégio e busquem somar à luta anti-racista e colaborar na construção de uma sociedade digna, igualitária e acolhedora. De suporte, foi construído um folder informativo, bem como um espaço acolhedor para o evento. Os resultados confirmam que a atividade proporcionou a construção de um espaço de diálogo, interagindo o tripé da universidade (ensino/ pesquisa/extensão), o que possibilitou aos envolvidos uma incremento teórico-prático enquanto formação profissional, para além da tão necessária vivência junto aos movimentos sociais, especialmente o movimento negro. |