Resumo |
O ensino de matemática, atualmente, tem sido apresentado em grande parte das escolas, inadequadamente no que tange a trazer uma abordagem da matemática que seja efetiva para a aprendizagem dos alunos. Devido à pandemia da COVID-19, o processo de ensino e de aprendizagem ficou ainda mais prejudicado, causando defasagem de conhecimentos matemáticos para os estudantes da escola básica. A falta de acesso aos recursos tecnológicos, baixa conectividade, ambiente inadequado para os estudos, dentre outros, são alguns dos fatores que dificultaram uma aprendizagem de qualidade. Esta defasagem de conhecimento, se refletiu nos novos ingressos nos cursos de graduação, pós-pandemia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tendo isso em vista, este trabalho teve o objetivo de experimentar a perspectiva da Educação Matemática Realística (RME) no processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação da UFV que têm disciplinas de base matemática em sua matriz curricular. Desta forma, desenvolvemos oficinas com o uso do software GeoGebra fundamentados teoricamente na Enculturação Matemática. Elaboramos um total de cinco oficinas com os seguintes temas: (i) Funções: Introdução ao GeoGebra; (ii) Introdução ao estudo de Funções; (iii) Função Afim; (iv) Função Quadrática e; (v) Função Inversa. As oficinas ocorreram no Laboratório de Informática do Prédio das Licenciaturas (PLI) localizado na UFV. Nesta pesquisa propusemos situações e materiais didáticos que possibilitassem aos alunos uma aprendizagem significativa e os auxiliassem no desenvolvimento do pensamento matemático. Em cada uma das oficinas, trouxemos situações-problemas que envolveram os conteúdos abordados nos temas referidos acima. Com as atividades, os alunos puderam vivenciar o processo de 'reinvenção' dos conceitos matemáticos, ideia defendida por Hans Freudenthal que inspirou a abordagem de ensino da Educação Matemática Realística (RME). Com a realização das oficinas, percebemos que o uso das perspectivas da RME e da Enculturação Matemática podem ser eficazes para a aprendizagem dos alunos, contribuindo em sua formação acadêmica. Notamos também que o GeoGebra constituiu uma ferramenta conveniente de ensino para os alunos solucionarem os problemas apresentados. Por fim, observamos que as situações-problema trabalhadas durante as oficinas auxiliaram os alunos na compreensão do conceito de função. A realização deste projeto foi favorável para a aprendizagem dos participantes, visto que tem sido cada vez mais necessária a utilização de novas metodologias de ensino, no nível escolar básico ou superior. Os resultados alcançados nesta experiência mostram uma contribuição efetiva da abordagem RME para o ensino de matemática. |