"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17801

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Renata Dourado Roque
Orientador REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA
Título Padrões Fractais, Tecnologias Digitais e Interdisciplinariedade
Resumo Introdução: Esse texto, apresenta os resultados obtidos numa pesquisa de iniciação cientifica voluntária vinculado ao Programa Institucional de voluntariado em Iniciação Científica – PIVIC – UFV, referente ao uso de tecnologias digitais na Educação Matemática numa perspectiva interdisciplinar. Objetivos: Objetivo geral - elaborar material didático para o estudo de fractais mediadas pelo smartphone. Objetivos específicos: criar atividades investigativas e interdisciplinares para o estudo de fractais com materiais manipuláveis e tecnologias digitais; disponibilizar as atividades produzidas em um GeoGebraBook; e compreender como o uso de tecnologias digitais pode contribuir para produção de material didático de matemática. Metodologia: A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, com o intuito de observar as potencialidades do aplicativo GeoGebra, principalmente pela sua dinamicidade e visualização de conceitos geométricos, auxiliando na compreensão de ideias abstratas, facilitando o estudo de fractais em um ambiente exploratório e interdisciplinar. Os estudos teóricos foram embasados nas Fases das Tecnologias Digitais na Educação Matemática, oriundas dos avanços tecnológicos e no quanto eles impactam diretamente na educação. Atualmente estamos na quinta fase, marcada pela expansão do uso das tecnologias nas escolas e da possibilidade de utilização de smartphone na sala de aula. Deste modo, a pesquisa se justifica por criar possibilidades de trabalhar com fractais, materiais manipuláveis, e também como um incentivo para o uso de smartphone para fins didáticos. Resultados: O resultado principal dessa pesquisa foi a criação do material didático e a disponibilização do mesmo no GeoGebraBook “Fractais: uma experiência com a Matemática e a Arte”. Conclusões: A divulgação do material didático produzido pode servir como apoio para alunos e professores interessados na temática, além de mostrar novos tipos de abordagem para o ensino de matemática. Além disso, as vivências da iniciação científica possibilitaram meu desenvolvimento em capacidades como criatividade, pensamento crítico, produção de conhecimento e escrita científica. Foram diversas as tarefas e habilidades treinadas e aplicadas ao longo da pesquisa, que ampliaram e aprofundaram minha formação enquanto estudante do curso de licenciatura em Matemática.
Palavras-chave Tecnologias Digitais, Fractais, Interdisciplinaridade.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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