Resumo |
Introdução: Esse texto, apresenta os resultados obtidos numa pesquisa de iniciação cientifica voluntária vinculado ao Programa Institucional de voluntariado em Iniciação Científica – PIVIC – UFV, referente ao uso de tecnologias digitais na Educação Matemática numa perspectiva interdisciplinar. Objetivos: Objetivo geral - elaborar material didático para o estudo de fractais mediadas pelo smartphone. Objetivos específicos: criar atividades investigativas e interdisciplinares para o estudo de fractais com materiais manipuláveis e tecnologias digitais; disponibilizar as atividades produzidas em um GeoGebraBook; e compreender como o uso de tecnologias digitais pode contribuir para produção de material didático de matemática. Metodologia: A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, com o intuito de observar as potencialidades do aplicativo GeoGebra, principalmente pela sua dinamicidade e visualização de conceitos geométricos, auxiliando na compreensão de ideias abstratas, facilitando o estudo de fractais em um ambiente exploratório e interdisciplinar. Os estudos teóricos foram embasados nas Fases das Tecnologias Digitais na Educação Matemática, oriundas dos avanços tecnológicos e no quanto eles impactam diretamente na educação. Atualmente estamos na quinta fase, marcada pela expansão do uso das tecnologias nas escolas e da possibilidade de utilização de smartphone na sala de aula. Deste modo, a pesquisa se justifica por criar possibilidades de trabalhar com fractais, materiais manipuláveis, e também como um incentivo para o uso de smartphone para fins didáticos. Resultados: O resultado principal dessa pesquisa foi a criação do material didático e a disponibilização do mesmo no GeoGebraBook “Fractais: uma experiência com a Matemática e a Arte”. Conclusões: A divulgação do material didático produzido pode servir como apoio para alunos e professores interessados na temática, além de mostrar novos tipos de abordagem para o ensino de matemática. Além disso, as vivências da iniciação científica possibilitaram meu desenvolvimento em capacidades como criatividade, pensamento crítico, produção de conhecimento e escrita científica. Foram diversas as tarefas e habilidades treinadas e aplicadas ao longo da pesquisa, que ampliaram e aprofundaram minha formação enquanto estudante do curso de licenciatura em Matemática. |