Resumo |
Em um contexto de precarização dos ambientes laborais de escolas públicas, em conjunto com mudanças drásticas no que diz respeito à tecnologia e sua presença no sistema de ensino, o trabalho se propõe a apresentar possíveis aplicações do microcontrolador Arduino em experimentos de Química de baixo custo para nível médio. O projeto alinha -se com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), especificamente no que diz respeito ao estímulo ao raciocínio lógico, possibilitando a análise crítica, questionamento e desenvolvimento de soluções inovadoras. Além disso, segue parâmetros da educação STEM, que visa introduzir os estudantes a um ambiente de inovação e engenharia, valorizando a tecnologia e a solução de problemas. O microcontrolador em questão possui uma grande vantagem didática na instrumentação em relação aos demais sensores no custo e facilidade de acesso. O Arduíno possui um preço altamente acessível, especialmente para instituições de ensino, e utilizá-lo envolve uma curva de aprendizado simples e didática. Desta forma, serão criados roteiros de experiências para auxiliar a instrumentação . Tais roteiros permitem a execução dos experimentos com poucos recursos necessários. Para isto, serão utilizados diversos sensores acoplados ao Arduino, tais como de temperatura, peso e condutividade, para coletar os dados obtidos nas práticas.Com isto, o aluno terá a oportunidade de fortalecer seus conhecimentos de Química com exercícios ao final dos roteiros, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de programação e eletrônica, cada vez mais requisitados no mercado de trabalho. Os roteiros terão, em sua estrutura: os materiais de laboratório necessários, os reagentes, o circuito completo do Arduino com os sensores, as etapas que envolvem o código e a utilização da plataforma Arduino IDE. Além disso, para que os professores possam adaptar os experimentos para a realidade das escolas, tais roteiros serão feitos em três níveis diferentes: o primeiro nível necessitará somente de um computador para exibição dos dados, o segundo nível utilizará um display LCD para mostrar os dados dos sensores em tempo real sem a necessidade de um computador e o terceiro contará também com a adição de um leitor de cartão SD, para que os dados sejam armazenados e analisados posteriormente. Os códigos referentes a cada sensor poderão ser disponibilizados para que professores e estudantes os utilizem e modifiquem como bem entenderem, de acordo com as necessidades vistas em seu contexto. |