Resumo |
O presente trabalho discorre sobre a implementação de casos investigativos na Educação Básica desenvolvido por um núcleo de pesquisa composto por três bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr), uma bolsista de Iniciação à Docência, o professor regente de Química de uma escola Estadual mineira e uma professora formadora da área de Ensino de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O projeto iniciou sendo subsidiado em 2022 pelo Instituto Sua Ciência (IsC) e em 2023 passou a receber financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) via Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As ações são desenvolvidas na modalidade híbrida e a execução dos casos investigativos ocorrem pelas bolsistas PIBIC Jr em uma escola periférica localizada na região do Barreiro em Belo Horizonte (MG). Os casos investigativos elaborados pelo núcleo de pesquisa buscam promover o letramento científico a partir de situações-problema que pairam na sociedade e que demandam conceitos químicos para que possam ser resolvidos e/ou interpretados. Assim, a partir de um questionário inicial com questões semiestruturadas, o núcleo de pesquisa elencou as temáticas que o Ensino Médio gostaria de estudar, o que culminou no desenvolvimento de dois casos em questão envolvendo a temática da fake news da água tônica para o combate da Covid-19 e o de vacinação. Ambos os casos foram desenvolvidos nas turmas de 3º Ano do Ensino Médio Regular e EJA totalizando em média 70 estudantes impactados diretamente com a atividade proposta. Envolvidos por meio da escrita reflexiva a partir de notas de campo do núcleo de pesquisa, dos relatos enviados pelos participantes que foram transcritos e analisados pela equipe e a participação no debate final em que os grupos tiveram que expor as resoluções encontradas para os casos em questão, podemos inferir que a atividade contribuiu para o desenvolvimento de habilidades investigativas dos estudantes envolvidos, o que é uma característica imprescindível para o desenvolvimento do letramento científico de cidadãos que pensam a sociedade de forma crítica. Desse modo, a proposta implementada é um fio condutor de novas investigações que possibilitem com que novas situações-problema sejam levadas para o ambiente educativo, de modo que, permeados por ações colaborativas, os estudantes possam mobilizar conteúdos científicos para resolver situações que os afetam, minimizando, desta forma, a propagação de informações inverídicas e um educar pela pesquisa, ainda incipiente em diferentes domínios curriculares presentes na Educação Básica. |