"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17782

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Isabella Araújo de Moura Oliveira
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título CINEMAT II: a Matemática pelas lentes do Cinema
Resumo O projeto CINEMAT: a Matemática pelas lentes do Cinema iniciou-se em agosto de 2017, com alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na perspectiva da enculturação matemática, a matemática é construída pelas diferentes sociedades humanas (BISHOP, 1991). O cinema e a matemática se entrelaçam com a cultura possibilitando o desenvolvimento e a apropriação da forma matemática de perceber, organizar e interagir na sociedade. Este projeto fundamenta-se em três perspectivas: (i) Enculturação Matemática (BISHOP, 1991); (ii) Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978) e (iii) Pensamento e Linguagem (VIGOTSKI, 2008). A aprendizagem humana é essencialmente social (LEONTIEV, 1978). O cinema, nesse contexto, atua como mediador entre a cultura matemática e os participantes, promovendo a conexão e a compreensão dos conceitos matemáticos. A linguagem desempenha um papel fundamental como um instrumento complexo de mediação entre o indivíduo e o mundo, definindo-o como um ser social, histórico e cultural (VIGOTSKI, 2008). Desta forma, a linguagem audiovisual aproxima o conhecimento matemático, possibilitando a compreensão das sociedades. No projeto, os filmes exibidos são instrumentos de mediação para a enculturação matemática, tornando o aprendizado mais dinâmico, interessante e atrativo. Assim, o cinema desempenha o papel de revelar o legado histórico-cultural das gerações anteriores. O projeto CINEMAT II tem como objetivos investigar e problematizar a relação entre matemática e cultura; utilizar o cinema como um mediador no processo de enculturação matemática. O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica sobre o uso do cinema no ensino de matemática, seguida de um levantamento de filmes que abordam temáticas matemáticas. Em seguida, foi realizado um estudo detalhado da matemática presente em cada filme, bem como de suas respectivas concepções epistemológicas. Além disso, foi organizado um calendário para a exibição dos filmes selecionados, e cada sessão de cinema serviu como um estudo de campo com os participantes. Por meio de dinâmicas de grupo e discussões, foram levantadas as questões matemáticas e culturais abordadas nos filmes. Foram realizadas três exibições, com a participação de 77 pessoas nas sessões. Os participantes foram estudantes de graduação em Matemática e Ciências Econômicas da UFV. Os resultados obtidos demonstram que o cinema facilita a compreensão de conceitos matemáticos e promove a percepção da matemática como um componente essencial da cultura humana. Este projeto tem como objetivo promover a reflexão sobre a relação entre matemática e cultura, utilizando filmes como ferramenta mediadora para a apropriação da cultura matemática. Os filmes exploram diversos conceitos matemáticos, visando estimular uma perspectiva crítica em relação ao mundo e à sociedade. Espera-se que, por meio desse projeto, a matemática seja reconhecida como parte integral da cultura humana, integrada ao ensino universitário.
Palavras-chave Matemática, Cinema, Cultura.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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