"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17773

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Miguel Jourdain Alípio do Vale
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros CRISTIANE JUNQUEIRA DE CARVALHO, LUIZ FREDERICO CHAGAS DE FREITAS, Maria Laura Azevedo Moreira, Romario Brunes Will Ferreira
Título Médicos egressos de uma instituição federal: perfil sociodemográfico, de formação acadêmica e atuação profissional
Resumo Introdução. Os cursos de medicina estão em constante transformação, buscando integrar teoria e prática e promover a interação entre academia, serviço e comunidade. Além do conhecimento técnico-científico, é essencial que os médicos desenvolvam habilidades como integralidade do cuidado, compromisso, responsabilidade e solução de problemas. As Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 determinam que as instituições de ensino superior formem médicos aptos a atuar de forma integral e humanizada, alinhados aos propósitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, é necessário conhecer o perfil dos profissionais e implementar mudanças no sistema de ensino com vistas a reduzir as lacunas entre a formação acadêmica e as demandas reais do mercado de trabalho. Objetivo. Analisar aspectos sociodemográficos, de formação e atuação profissional de médicos egressos de uma instituição federal. Metodologia. Estudo quantitativo e transversal, mediante análise de questionário online enviado aos médicos formados nas primeiras sete turmas de uma instituição federal, versando sobre seu perfil sociodemográfico, de formação acadêmica e atuação profissional. Realizou-se análise de questionários online enviados aos médicos formados nas sete turmas de um curso de medicina. Resultados. Dos 170 egressos entrevistados (60,5% do total), a maioria era composta por jovens, mulheres, de raça branca ou parda, solteiros, com renda mensal entre 11 e 15 salários-mínimos, e atuavam na capital de Minas Gerais. A maioria dos entrevistados participou de atividades extracurriculares, como ligas acadêmicas, projetos de extensão e pesquisa. As cinco especialidades de residência mais frequentes foram clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, e medicina de família e comunidade. Mais da metade dos entrevistados tinha conhecimento do Projeto Político-Pedagógico do Curso e das Diretrizes Curriculares Nacionais, e quase todos mencionaram ter recebido formação na atenção básica, humanista, generalista, crítico-reflexiva e ética. A maioria dos entrevistados considerava-se competente na atenção e educação em saúde, mas apenas pouco mais da metade se considerava competente na gestão em saúde. Os formandos das primeiras turmas relataram renda mais alta e concluíram uma ou duas residências médicas. Uma minoria de egressos de turmas recentes ainda não havia iniciado a residência médica. Conclusão. O acompanhamento dos egressos é uma ferramenta de avaliação institucional que visa fornecer subsídios para a reestruturação curricular e atender às demandas de saúde.
Palavras-chave Recursos humanos em saúde, educação médica, avaliação educacional.
Forma de apresentação..... Vídeo
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