ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Tatiana Machado Resende Guedes |
Orientador | REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA |
Título | Conexões entre matemática, arte e informática por meio dos padrões fractais |
Resumo | Introdução: Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado ao discutir as possibilidades de conexões interdisciplinares entre Matemática, Arte e Informática por meio dos Padrões Fractais. Objetivos: Apresentar as contribuições interdisciplinares da exploração estética dos Padrões Fractais, por meio das disciplinas Matemática, Arte e Informática com alunos do Ensino Médio integrado ao curso técnico de informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé. Metodologia: A pesquisa qualitativa pode ser elaborada com diferentes finalidades que, em geral, consistem em buscar respostas para um problema ou para uma pergunta que direciona o pesquisador para o tema escolhido. A pesquisa aqui relatada se enquadra nesta definição, sendo a sala de aula a fonte para a coleta de dados. Dessa forma, descrevemos a metodologia deste trabalho como qualitativa, na qual investigaremos o método de aprendizagem em que os alunos reflitam e entendam a estética presente nas formas geométricas dos Padrões Fractais. Desse modo, por intermédio de uma perspectiva interdisciplinar, com atividades investigativas de exploração estética dos Padrões Fractais. Desenvolvimento: Os dados foram produzidos em duas etapas, a primeira com professores, e a segunda com alunos. As atividades foram elaboradas e aprimoradas em um trabalho colaborativo entre os professores das disciplinas de Artes, Matemática e Informática da turma, com o intuito de que os estudantes trabalhassem coletivamente para a construção do conhecimento de forma integrada. Nesse processo, tanto alunos quanto professores desempenharam um papel fundamental para que a aprendizagem ocorresse de forma significativa. Resultados: A partir dos resultados de análises preliminares, foi possível verificar a importância do trabalho interdisciplinar para compreensão, elaboração e aprimoramento de atividades com professores (JAPIASSU, 1976). Além disso, com os alunos, a pesquisa indica que as conexões entre Matemática, Arte e Informática, por meio dos Padrões Fractais com materiais manipuláveis e tecnologias digitais, favorecem a compreensão dos alunos quanto aos conteúdos envolvido, de uma forma integradora. Apesar disso, estudos mais abrangentes estão sendo realizados para argumentar sobre o potencial interdisciplinar da disciplina de Artes. Conclusões: Vislumbramos nas disciplinas envolvidas um interessante potencial interdisciplinar para contribuir para que cada indivíduo expresse suas impressões e, ao mesmo tempo, deixe sua visão fluir e ser aguçada por algo que seja esteticamente belo e que contribua, inclusive, para sua formação cidadã crítico-reflexiva (FREIRE, 2000). Referências: FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. |
Palavras-chave | interdisciplinaridade, padrões fractais, tecnologias digitais. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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