Resumo |
Introdução: no contexto da pandemia de COVID-19 foi implementado o serviço “Telessaúde Covid”, fruto da parceria entre a universidade federal e a prefeitura municipal a fim de disponibilizar atendimento e monitoramento por telefone aos casos suspeitos de síndrome gripal. O serviço atuou por 14 meses e impactou no contingenciamento da doença. Objetivos: descrever e analisar as características sociodemográficas e epidemiológicas dos pacientes atendidos pelo Telessaúde Covid em um município de Minas Gerais. Metodologia: estudo descritivo a partir dos dados coletados entre 22 de abril de 2020 e 30 de junho de 2021, período em que o serviço de telemedicina atuou. O Telessaúde Covid destinou-se a atender, por livre demanda, residentes do município que apresentavam sintomas gripais ou eram contactantes de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 que entravam em contato com o serviço por telefone ou necessitavam de monitoramento por até 10 a 14 dias. No presente estudo foram avaliadas variáveis sociodemográficas e clínico-epidemiológicas como o ano de atendimento, gênero, idade, diagnóstico de síndrome gripal e história de contato domiciliar ou próximo com caso suspeito ou positivo para Covid-19. Os dados obtidos dos atendimentos foram digitados e analisados nos softwares Microsoft Excel e IBM-SPSS. Resultados: foram atendidos 6.898 pacientes pelo Telessaúde Covid. O ano de 2020 constituiu 69% dos atendimentos. Houve história de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado ou suspeito em 27% e 23,2% dos casos, respectivamente. A síndrome gripal esteve presente em 55,4% dos casos. 30% dos resultados dos testes diagnósticos obtidos durante o monitoramento foram positivos. Além disso, houve predominância do gênero feminino (61%) e dos adultos jovens (76,7%). Conclusão: o projeto Telessaúde Covid teve um papel ímpar no contingenciamento da Covid-19, na medida em que atendeu/monitorou um número significante de pacientes, evitando assim a necessidade de deixarem suas casas para atendimento presencial. Além disso, ao direcionar os pacientes de acordo com a gravidade, permitiu a manutenção do fluxo, minimizando a sobrecarga no hospital e nas unidades de saúde. Observou-se que a maior parte dos atendimentos se concentraram no ano de 2020. Considerando que 30% dos resultados dos testes diagnósticos foram positivos, conclui-se que outros agentes etiológicos além do SARS-Cov-2 influenciaram nas ocorrências de síndrome gripal. Ademais, o rastreio de contactantes foi importante no controle da dispersão do vírus, visto que estes também eram monitorados em isolamento domiciliar. Em suma, o gênero feminino e os adultos jovens constituíram a maior parte dos pacientes atendidos, dados consoantes com outros estudos. Apesar disso, o projeto conseguiu atender também a população idosa, pois o principal meio de comunicação utilizado foram as ligações telefônicas, o que viabilizou o acesso. |