Resumo |
Introdução: O serviço de teleatendimento "Telessaúde Covid", um projeto de parceria entre a universidade federal e a prefeitura municipal, atuou por 14 meses na pandemia pela Covid-19 em um município de Minas Gerais e prestou atendimento e monitoramento a pacientes com sintomas gripais e seus contactantes. Objetivos: Analisar os dados do serviço quanto ao número de testes diagnósticos indicados e realizados, a porcentagem de encaminhamentos para a rede de atendimento presencial, a frequência de monitoramento dos pacientes com quadro clínico suspeito e o número de casos devidamente encerrados. Metodologia: Estudo descritivo a partir dos dados coletados entre 22 de abril de 2020 e 30 de junho de 2021, período em que o serviço de telemedicina atuou. O Telessaúde Covid atendeu, por livre demanda, residentes do município que apresentavam sintomas gripais ou eram contactantes de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 que entravam em contato com o serviço por telefone ou necessitavam de telemonitoramento. Analisaram-se parâmetros sociodemográficos, clínico-epidemiológicos e outros indicadores próprios do serviço. Os dados obtidos foram digitados e analisados nos softwares Microsoft Excel e IBM-SPSS. Resultados: Foram atendidos 6.898 pacientes com uma média de 492 por mês. O Telessaúde Covid notificou 70,2% dos casos atendidos. O serviço indicou o teste diagnóstico para 78,7% dos pacientes atendidos e, dentre esses, 95,5% realizaram o exame. O teste diagnóstico foi realizado por 90,8% dos pacientes, considerando-se que os exames poderiam ser realizados/indicados também por outros pontos da rede de atenção à saúde. O RT-PCR foi o tipo de teste mais realizado (81,2%) e o resultado dos testes, seja RT-PCR, imunológico ou sorológico, foi positivo para 31,6% dos pacientes. Quanto aos encaminhamentos, 18% não precisaram de avaliação presencial, 69,3% foram encaminhados para atendimento ambulatorial e 12,8% para atendimento hospitalar. Dos 5.090 pacientes que receberam monitoramento pelo projeto, a grande maioria (93,6%) foi monitorada a cada 48 horas, e uma pequena parcela a cada 24 horas (6,4%). O serviço realizou o encerramento do caso em 91,5% dos pacientes. Conclusões: O Telessaúde Covid foi relevante na oferta de atendimento e monitoramento aos pacientes com sintomas gripais. O alto fluxo de pacientes atendidos somado aos devidos encaminhamentos apresentou-se como estratégia fundamental no enfrentamento à pandemia. A oferta de testes diagnósticos padrão-ouro (RT-PCR) aos pacientes monitorados demonstra a integração entre o projeto, a universidade e a rede de saúde do município. A alta taxa de casos devidamente encerrados revela a eficácia do serviço em monitora-los. Os resultados ressaltam a importância do teleatendimento na abordagem de pandemias, facilitando o acesso aos cuidados de saúde e contribuindo para o controle da disseminação da Covid-19. |