"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17766

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor William Carvalho Xavier Ladeira
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros Myrella Lacerda de Freitas, Otávio Ferreira Nunes, Rodrigo Alfonso Sanmartin Aravalé, Thales Nascimento de Oliveira
Título Telessaúde covid: análise de testes diagnósticos, encaminhamentos e monitoramento dos pacientes
Resumo Introdução: O serviço de teleatendimento "Telessaúde Covid", um projeto de parceria entre a universidade federal e a prefeitura municipal, atuou por 14 meses na pandemia pela Covid-19 em um município de Minas Gerais e prestou atendimento e monitoramento a pacientes com sintomas gripais e seus contactantes. Objetivos: Analisar os dados do serviço quanto ao número de testes diagnósticos indicados e realizados, a porcentagem de encaminhamentos para a rede de atendimento presencial, a frequência de monitoramento dos pacientes com quadro clínico suspeito e o número de casos devidamente encerrados. Metodologia: Estudo descritivo a partir dos dados coletados entre 22 de abril de 2020 e 30 de junho de 2021, período em que o serviço de telemedicina atuou. O Telessaúde Covid atendeu, por livre demanda, residentes do município que apresentavam sintomas gripais ou eram contactantes de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 que entravam em contato com o serviço por telefone ou necessitavam de telemonitoramento. Analisaram-se parâmetros sociodemográficos, clínico-epidemiológicos e outros indicadores próprios do serviço. Os dados obtidos foram digitados e analisados nos softwares Microsoft Excel e IBM-SPSS. Resultados: Foram atendidos 6.898 pacientes com uma média de 492 por mês. O Telessaúde Covid notificou 70,2% dos casos atendidos. O serviço indicou o teste diagnóstico para 78,7% dos pacientes atendidos e, dentre esses, 95,5% realizaram o exame. O teste diagnóstico foi realizado por 90,8% dos pacientes, considerando-se que os exames poderiam ser realizados/indicados também por outros pontos da rede de atenção à saúde. O RT-PCR foi o tipo de teste mais realizado (81,2%) e o resultado dos testes, seja RT-PCR, imunológico ou sorológico, foi positivo para 31,6% dos pacientes. Quanto aos encaminhamentos, 18% não precisaram de avaliação presencial, 69,3% foram encaminhados para atendimento ambulatorial e 12,8% para atendimento hospitalar. Dos 5.090 pacientes que receberam monitoramento pelo projeto, a grande maioria (93,6%) foi monitorada a cada 48 horas, e uma pequena parcela a cada 24 horas (6,4%). O serviço realizou o encerramento do caso em 91,5% dos pacientes. Conclusões: O Telessaúde Covid foi relevante na oferta de atendimento e monitoramento aos pacientes com sintomas gripais. O alto fluxo de pacientes atendidos somado aos devidos encaminhamentos apresentou-se como estratégia fundamental no enfrentamento à pandemia. A oferta de testes diagnósticos padrão-ouro (RT-PCR) aos pacientes monitorados demonstra a integração entre o projeto, a universidade e a rede de saúde do município. A alta taxa de casos devidamente encerrados revela a eficácia do serviço em monitora-los. Os resultados ressaltam a importância do teleatendimento na abordagem de pandemias, facilitando o acesso aos cuidados de saúde e contribuindo para o controle da disseminação da Covid-19.
Palavras-chave Telemedicina, Infecções por coronavírus, Gripe
Forma de apresentação..... Painel
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