"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17763

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor FABIANA HELENA ROMAO
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Título Curso de Introdução ao Arduino
Resumo A tecnologia tem se destacado como sendo uma grande aliada à consolidação do aprendizado dos estudantes e, além disso, a Base Nacional Comum Curricular sinaliza que a escola deve possibilitar aos estudantes apropriar-se das linguagens das tecnologias digitais e tornar-se fluentes em sua utilização. O objetivo da pesquisa consistiu no desenvolvimento e oferecimento de cursos de introdução ao Arduino para jovens que cursam o Ensino Médio em escola pública e coletar informações sobre o impacto imediato desse aprendizado na vida escolar. A placa Arduino é um microcontrolador simples e de custo-benefício vantajoso que, além de facilitar a criação de projetos, estimula a criatividade dos estudantes e desenvolve um senso de resolução de problemas. Realizaram-se reuniões frequentes entre bolsista e orientador para a estruturação do curso e organização dos kits a serem utilizados, a partir de material que o colégio recebeu de doação. Ademais, também foi usada a conta "ArduQuim", no Instagram – fruto de um projeto de pesquisa anterior – para divulgações dos cursos e realização de enquetes, que contribuíram de forma significativa para conhecer o perfil do público alvo. Durante o curso, aconteceu também a divulgação da Olimpíada de Informática, apresentada por seus organizadores. Formulários de inscrição e de feedback foram confeccionados para melhor controle dos estudantes interessados e para o aperfeiçoamento da metodologia utilizada no curso. Cada curso teve duração de 3 horas, organizado em dois encontros de uma hora e meia. Após análise das respostas dos formulários, observou-se um grande engajamento dos participantes em relação à vontade de conhecer mais a placa Arduino Uno e que, de forma geral, o curso proporcionou uma experiência positiva aos envolvidos, com média de satisfação superior a 4, em uma escala de 1 a 5. Em adição, notou-se que a maioria dos estudantes considera viável a combinação do Arduino com matérias escolares, com destaque à química, à física e à matemática e os estudantes demonstraram interesse em conhecer mais sobre a Olimpíada de Informática. Observou-se um aumento do número de seguidores na conta ArduQuim, que cresceu consideravelmente após o início das postagens sobre o curso. Assim, concluiu-se que os cursos ofertados atenderam a expectativa de quase todos os estudantes e se mostraram como sendo um grande passo rumo à diversificação do modo de aprendizagem.
Palavras-chave Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), Prototipagem, Arduino
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,60 segundos.