"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17762

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mateus José dos Santos
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título Dificuldades de compreensão das acepções relacionadas ao conceito de avaliação por licenciandos(as) em Química da Universidade Federal de Viçosa
Resumo O presente trabalho discorre sobre um fragmento da pesquisa de Mestrado em Educação, tendo como lócus de investigação o curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Viçosa. Este resumo discute as dificuldades encontradas por um grupo de licenciandos(as) da Química em relação ao conceito de avaliação e os possíveis entrelaçamentos deste conceito com a prática pedagógica do professor. Os dados foram produzidos na disciplina Estágio Supervisionado em Química III, utilizando para isso entrevista semiestruturada após a aprovação do Projeto no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFV (CEP-UFV). Foram entrevistados nove licenciandos(as) que relataram suas vivências com a avaliação durante a formação inicial. A análise dos dados se deu por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi, ambos professores de Química. A ATD propicia uma imersão nos textos a partir de um movimento recursivo, favorecendo uma ampliação dos horizontes compreensivos de um determinado fenômeno de pesquisa. Esta metodologia de análise utiliza os preceitos da filosofia e da fenomenologia, permitindo analisar um determinado fenômeno e como ele aparece para o pesquisador que assume a função de tradutor-intérprete das informações textuais postas em uma dada situação investigativa. Nesse sentido, a ATD permite a unitarização, a categorização e a criação de metatextos a partir dos dados transcritos das entrevistas realizadas. As unidades de significado (US) possibilitaram a criação de um metatexto final intitulado “Avaliação como abordagem integral de aprendizagem e progresso do estudante”, que reuniu diferentes acepções de avaliação ainda arraigados nas preconcepções dos(as) licenciandos(as). O metatexto gerado apontou para a necessidade de uma formação em avaliação que se mostrou ainda escassa nas Licenciaturas de domínios curriculares específicos, como é o caso da Química. Com base nos resultados das interpretações realizadas, termos como “avaliação como aferição de conhecimentos”, “verificação de conteúdos aprendidos”, “avaliação como imposição de sistemas educativos” e “aferição de competências” emergiram das US. Isso demonstra que há um forte apelo na formação inicial desse grupo para uma avaliação que ainda é memorística, classificatória e que busca provar o que está decorado. Essa avaliação, com base nas entrevistas realizadas, repercute na vida profissional dos futuros professores que perpetuam práticas pedagógicas semelhantes às que receberam no curso de Licenciatura. Assim, é indispensável uma ruptura de paradigmas acerca das concepções de avaliação e um trabalho pormenorizado com instrumentos avaliativos mais efetivos, humanos, filosóficos e que permitam resgastes ontológicos, de modo que as vivências avaliativas não sejam reduzidas a uma passagem apenas para depósito de informações a serem esquecidas e não utilizadas nas resoluções de situações que perpassam a vida destes indivíduos.
Palavras-chave Avaliação, Formação Inicial de Professores, Educação Química.
Forma de apresentação..... Vídeo
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