Resumo |
O ambiente físico em que ocorre o processo educacional desempenha um papel vital no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos. Os espaços escolares, incluindo salas de aula, corredores, bibliotecas, laboratórios e áreas de recreação, têm o potencial de afetar o envolvimento, a motivação, a criatividade e o desempenho acadêmico dos alunos. Através da residência pedagógica, Núcleo Arte, feita com discentes do Departamento de Artes e Humanidades, Curso de Dança, conhecemos algumas escolas e seus espaços, e neste trabalho trazemos como campo de pesquisa a Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, localizada no bairro Bela Vista em Viçosa - MG. A escola vista de fora não mostra o tamanho de suas dependências, são ao todo vinte salas de aula, uma sala de arte, uma sala multiuso, duas quadras, uma biblioteca, um ambiente de jogos, uma sala com espelhos, um palco, uma sala de vídeo, dois laboratórios, uma sala de informática, um grande refeitório, quatro corredores grandes, duas grandes áreas livres e um grande pátio, não citaremos as dependências onde alunos costumam não frequentar, como a cozinha e a sala dos professores. O objetivo desta pesquisa é investigar as possibilidades da utilização destes espaços mediante o desenvolvimento de atividades desenvolvidas nas aulas de artes. Segundo a perspectiva de Gaston Bachelard (2008), o espaço convida à ação e antes da ação a imaginação trabalha, com isso observa-se que o ambiente tem forte influência na disciplina de artes, que desempenha o papel fundamental de integração das diversidades, da cultura, das relações humanas e sob a percepção de si e do outro. Ao acompanhar as aulas de artes, vimos a necessidade de exploração de novos ambientes, visto que para a arte da dança, uma sala de aula comum não é compatível espacialmente com as atividades propostas. Neste trabalho, através da pesquisa exploratória destacamos a importância de refletir sobre possibilidades dos espaços escolares negativos, ou seja ambientes que não costumam ser utilizados para a aprendizagem. Discutiremos portanto como diferentes elementos desses ambientes podem ser pensados e organizados para otimizar o processo educacional, trazendo novas ideias e métodos para que os espaços pouco explorados possam fazer parte da rotina de professores e alunos, saindo da sala de aula tradicional e pensando numa nova perspectiva de trocas e aprendizado, focando na disciplina de arte. |