"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17760

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia de produção
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Geovanna Moreira Lício
Orientador THIAGO HENRIQUE NOGUEIRA
Título O Problema de Sequenciamento em Centros de Distribuição com Múltiplas Entradas
Resumo Na atualidade, as empresas estão enfrentando uma acirrada concorrência em função do suprimento das necessidades dos consumidores. Para garantir a qualidade nas entregas e o suprimento com maior agilidade é necessário um alto nível de serviço logístico, de modo a atingir a satisfação dos clientes. Os esforços logísticos visam obter qualidade aos produtos, eficiência no transporte, manuseio, armazenagem e estocagem, constituindo uma ligação entre fornecedores e clientes. Diante desse cenário, uma estratégia dentro do canal de distribuição são os hubs logísticos que consolidam a cadeia fornecedor-armazém-cliente, sendo suas instalações pontos chaves para atender as demandas de diversos clientes, com menor tempo de entrega. Um dos tipos de operações mais comuns nos hubs logísticos é o crossdocking, que utiliza estratégia de consolidação e distribuição com foco na minimização do tempo de operação e objetivo de fortalecer os processos do supply chain. Os produtos que seriam entregues pelo envio direto dos fornecedores, são coletados pelo crossdocking e encaminhados aos clientes. Para que a entrega pelo crossdocking seja eficiente, é fundamental um gerenciamento preciso na programação dos caminhões nas docas, uma vez que o sequenciamento é o processo de tomada de decisões aplicado na alocação de recursos em tempo hábil para otimização. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar o melhor tipo de entrega, seja por envio direto ou por crossdocking, considerando a menor distância entre fábrica e cliente, de forma a minimizar o tempo de entrega ao consumidor final. Em vista disso, foi utilizada uma formulação de programação linear binária em um programa de linguagem matemática AMPL e aplicação de uma heurística construtiva, para otimização dos resultados. Se tratando dos resultados alcançados, foram analisados o tempo de entrega por envio direto e pelo crossdocking. Posteriormente, são apresentadas recomendações gerais para solução do problema de sequenciamento e por fim salientadas as vantagens da utilização do crossdocking.
Palavras-chave Logística, Otimização, Pesquisa Operacional
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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