"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17756

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Thaymara Cristina de Souza Romulo
Orientador REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA
Outros membros ALEXANDRE SANTOS BRANDAO, Jessica Maria Pereira, Ruana Mikele Santos Oliveira, Samara Cardoso Faria Andrade, SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Título Robótica na escola: uma abordagem prática interdisciplinar
Resumo Introdução: Apresentamos, neste texto, resultados de um projeto de extensão cujo tema é Robótica Educacional, que tem sido apoiado pela FAPEMIG, CNPq e CAPES junto à Universidade Federal de Viçosa. Objetivos: O projeto tem por objetivo desenvolver uma dinâmica pedagógica realizada com o auxílio de um robô móvel, tabuleiros lúdicos, apostilas e histórias infanto-juvenis, em instituições de ensino fundamental e médio. Visando potencializar o raciocínio lógico e contribuir com o repasse de informações relacionadas às disciplinas curriculares e extracurriculares de caráter interdisciplinar, além de estimular a inclusão de tecnologia digital com vistas a inovação dos métodos de ensino. Descrição das principais ações: Para desenvolvimento do projeto, estão sendo pensados e desenvolvidos diversos jogos, atividades educativas aplicados em forma de tabuleiro e utilizando o auxílio do robô móvel de rodas. Para tornar a experiência mais atrativa, o robô terá uma aparência de um brinquedo de forma cúbica e que possa ser manipulado. Também está em desenvolvimento o aplicativo TagBot. A proposta consiste em utilizar um smartphone do sistema operacional Android para comandar o robô através do protocolo Bluetooth de forma a facilitar o controle e tornar o projeto intuitivo e de fácil acesso aos estudantes. Pautados na metodologia de pesquisa qualitativa, com desenvolvimento de ações e atividades na Robótica Educacional, estão sendo realizadas visitas às escolas de Viçosa - MG, que dispõem de poucos recursos e investimentos em tecnologia. Resultados alcançados até o momento: Podemos destacar como resultado principal as visitas realizadas, no Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDI), referente a pesquisa COWBOT: o uso da robótica educacional como instrumento para exploração da lateralidade na educação infantil, desenvolvida por Jéssica Pereira, Ruana Oliveira, Samara Andrade e Thaymara Romulo, sob orientação dos professores Alexandre Brandão, Rejane Faria e Silvana Santos.Como também na Escola Estadual Raul de Leoni, referente a pesquisa Robótica Educacional no Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, desenvolvida por Jéssica Pereira, sob orientação da profa. Rejane Faria contando com a colaboração de Ruana Oliveira e Thaymara Romulo. Conclusões: Espera-se que, com a ajuda da robótica, ao final do projeto, os estudantes estejam estimulados a aplicar e entender melhor os conteúdos escolares estudados. Mais do que isso, espera-se que o raciocínio lógico seja despertado por estas tarefas e auxilie diretamente no aprendizado de forma generalista. Com isso, pretende-se contribuir com o avanço da educação a médio e longo prazo.
Palavras-chave Robótica Educacional, Interdisciplinar, Raciocínio Lógico
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.