Resumo |
Introdução: Apresentamos, neste texto, resultados de um projeto de extensão cujo tema é Robótica Educacional, que tem sido apoiado pela FAPEMIG, CNPq e CAPES junto à Universidade Federal de Viçosa. Objetivos: O projeto tem por objetivo desenvolver uma dinâmica pedagógica realizada com o auxílio de um robô móvel, tabuleiros lúdicos, apostilas e histórias infanto-juvenis, em instituições de ensino fundamental e médio. Visando potencializar o raciocínio lógico e contribuir com o repasse de informações relacionadas às disciplinas curriculares e extracurriculares de caráter interdisciplinar, além de estimular a inclusão de tecnologia digital com vistas a inovação dos métodos de ensino. Descrição das principais ações: Para desenvolvimento do projeto, estão sendo pensados e desenvolvidos diversos jogos, atividades educativas aplicados em forma de tabuleiro e utilizando o auxílio do robô móvel de rodas. Para tornar a experiência mais atrativa, o robô terá uma aparência de um brinquedo de forma cúbica e que possa ser manipulado. Também está em desenvolvimento o aplicativo TagBot. A proposta consiste em utilizar um smartphone do sistema operacional Android para comandar o robô através do protocolo Bluetooth de forma a facilitar o controle e tornar o projeto intuitivo e de fácil acesso aos estudantes. Pautados na metodologia de pesquisa qualitativa, com desenvolvimento de ações e atividades na Robótica Educacional, estão sendo realizadas visitas às escolas de Viçosa - MG, que dispõem de poucos recursos e investimentos em tecnologia. Resultados alcançados até o momento: Podemos destacar como resultado principal as visitas realizadas, no Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDI), referente a pesquisa COWBOT: o uso da robótica educacional como instrumento para exploração da lateralidade na educação infantil, desenvolvida por Jéssica Pereira, Ruana Oliveira, Samara Andrade e Thaymara Romulo, sob orientação dos professores Alexandre Brandão, Rejane Faria e Silvana Santos.Como também na Escola Estadual Raul de Leoni, referente a pesquisa Robótica Educacional no Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, desenvolvida por Jéssica Pereira, sob orientação da profa. Rejane Faria contando com a colaboração de Ruana Oliveira e Thaymara Romulo. Conclusões: Espera-se que, com a ajuda da robótica, ao final do projeto, os estudantes estejam estimulados a aplicar e entender melhor os conteúdos escolares estudados. Mais do que isso, espera-se que o raciocínio lógico seja despertado por estas tarefas e auxilie diretamente no aprendizado de forma generalista. Com isso, pretende-se contribuir com o avanço da educação a médio e longo prazo. |