Resumo |
As oficinas temáticas de divulgação científica constituem uma das estratégias que pode auxiliar no combate ao negacionismo científico que tanto afeta a construção do pensamento crítico e reflexivo na Educação Básica. É imprescindível a adoção de abordagens críticas que favoreçam a compreensão da Ciência, a valorização dos argumentos consistentes construídos pelos discentes, a respeito às ideias e o trabalho dos cientistas que se debruçam incansavelmente para interpretar fenômenos e solucionar diversas situações-problemas que emergem da sociedade. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho foi construído por um núcleo de pesquisa (NP) constituído por três bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr) que buscam desenvolver oficinas temáticas e casos investigativos com o objetivo de divulgar a Química e desconstruir informações tendenciosas ou falsas que permeiam o contexto educativo. Assim, nesse sentido, o intuito desse trabalho é discutir as oficinas temáticas realizadas pelo NP como uma possibilidade de popularização da Ciência e reafirmar o papel imensurável destas ações extensionistas no chão de uma escola pública periférica situada na cidade de Belo Horizonte (MG). Até o presente momento, três oficinas temáticas foram realizadas com os estudantes da escola. A primeira delas envolvendo uma oficina de ácidos e bases cujo propósito foi discutir uma fake news referente ao conceito químico de pH, extensivamente veiculado por mídias sociais. Esta oficina foi replicada duas vezes, uma vez para os estudantes do Ensino Médio Regular e a outra para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A terceira oficina explorou questões ambientais e propôs a construção de terrários com os estudantes do Ensino Fundamental II. Todas as oficinas temáticas permearam conceitos químicos importantes, dentre eles, o de reações químicas, ácidos e bases, escala de pH, substâncias e misturas e Tabela Periódica dos elementos. A escolha dos temas, o planejamento e as ações executadas foram planejados em parceria com os professores que orientam o projeto. Contudo, a possibilidade de as propostas terem sido ofertadas por bolsistas de PIBIC Jr do Ensino Médio da referida escola proporcionou ainda mais o engajamento dos estudantes, permitindo um ambiente de diálogo sobre a Ciência a partir de uma série de questionamentos importantes que auxiliam na divulgação científica e podem favorecer com que tais estudantes não sejam seduzidos por informações falsas e/ou inverídicas presentes no dia a dia. |