"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17750

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Luana Martins Oliveira
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título Uma história que R(existe): um recorte histórico da Jazz Dance em solo estadunidense de 1930 a 1950
Resumo Este painel apresenta um recorte da pesquisa de Iniciação Científica “Por uma história de uma dança que resiste: das origens da Jazz Dance nos Estados Unidos” na qual foi realizado o levantamento das origens da Jazz Dance nos Estados Unidos e sua crescente visibilidade na cena norte-americana, problematizando a história da Jazz Dance sob uma perspectiva cultural e crítica, revendo e sistematizando conceitos, os processos de organização dessa manifestação em dança tendo em vista as variações do tempo, lugar e intensidade. Apresentou como objeto de estudo a história da Jazz Dance tendo como campo de pesquisa o período de tempo que vai desde 1930, passando pela abolição da escravidão americana até 1950. Produzindo um registro organizado das informações levantadas, num relatório consubstanciado, apresentando uma reflexão sobre os elementos que constituíram as raízes históricas da Jazz Dance estabelecendo nexos com essa manifestação artístico cultural no Brasil. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, definido como uma pesquisa historiográfica que se propõe a catalogação e organização dos dados, a partir de uma revisão de literatura e de fontes secundárias que envolveram artigos e livros que apresentem o registro da Jazz Dance racializada. Os fazeres jazzísticos possuem possibilidades e vertentes que abrangem significados e potências que na maioria das vezes não são respeitadas e nem tampouco pautadas a partir do referencial negro dessa dança. A dança jazz, que outrora se configurava nos corpos negros a partir de um conhecimento intergeracional, delegada de significados e imbuídos de identidade, integridade cultural, resistência política e valores, a partir do momento que sai do contexto social e se volta para o contexto cênico e midiático, perde sua conexão com os princípios africanos. Tendo a dança como foco e a raça como princípio, o corpo negro dançante era o espaço negativo em torno do qual o corpo branco dançante se configurava. As qualidades que eram repelidas, também eram desejadas. Nesse sentido, o dualismo de sentimento e a oportuna apropriação cultural, resultaram na inserção da Jazz Dance nos espaços cênicos e no entretenimento branco, ocupado por corpos brancos que praticavam danças europeias, sob um contexto extremamente racista e preconceituoso.
Palavras-chave Jazz Dance, História, Cultura Preta
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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