Resumo |
DESCRIÇÃO DO TEMA CENTRAL: O Programa de Educação Tutorial (PET) é composto e desenvolvido por estudantes que contam com a tutoria de um docente. O PET é orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Seu desenvolvimento trata-se de uma ação processual e contínua que detém caráter educativo, social, cultural, tecnológico, científico e principalmente humano. Na tríade em que o PET desenvolve seus projetos, a extensão objetiva estreitar relações entre comunidade e universidade, facilitando o trânsito e a troca entre os conhecimentos acadêmicos e comunitários. Assim, as atividades de extensão do PET norteiam-se pelo desenvolvimento de uma proposta educacional inovadora, a partir da formação ética e cidadã, da democratização da ciência, tecnologia e cultura. OBJETIVOS: Apresentar um relato de experiência sobre o processo de formação humana e profissional vivenciado a partir das atividades extensionistas do grupo PET-Educação do Campus UFV-Florestal. PRINCIPAIS AÇÕES: No PET-Educação, as atividades de extensão perpassam eventos integrativos na própria universidade, como os Intervalos Culturais, o CinePET e ciclos de palestras, e momentos de contato com a comunidade levando conteúdos programados como palestras, filmes e dinâmicas, além de outras formas de interação. Essas atividades são formuladas considerando a interação dialógica com a comunidade, como ocorre no Clube de Ciências, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade, como no PET Convida, o impacto na formação do estudantes, como na Tertúlia Literária dialógica e na transformação social, como nas Rodas de Conversa com os ensinos fundamental e médio. RESULTADOS ALCANÇADOS: A partir da constante auto-avaliação e da reflexão da/na/sobre a ação, pode-se afirmar que as atividades de extensão do PET-Educação beneficiam e agregam aos petianos, pois possibilitam colocar em prática o que se aprende nos outros pilares da educação, além de permitirem um processo de formação crítica e autônoma, a partir da apropriação de elementos culturais e científicos que emergem da academia e/ou da comunidade. CONCLUSÕES: É essencial para a formação pessoal e profissional ter contato direto com as demandas reais da sociedade, fato este oportunizado pelas vivências extensionistas enquanto petianos. A partir da tríade ensino, extensão e pesquisa, e da indissociabilidade das atividades do PET-Educação, é possibilitado aos petianos um processo de aquisição de conhecimento baseado na experimentação e na troca de experiências com a comunidade. Emerge daí, um processo de formação que culmina por edificar um cidadão e um profissional mais crítico e autônomo, com maior capacidade de interação e transformação de sua realidade. |