"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17748

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Nicole Isabel da Silva
Orientador OSVALDO COSTA MOREIRA
Outros membros Antonio Carlos Marques Pires, Ítalo Santiago Alves Viana, Mariah Eduarda de Souza Lopes, Rafael Silva Vieira
Título Formação indissociável: relato de experiência sobre as atividades extensionistas do PET-Educação
Resumo DESCRIÇÃO DO TEMA CENTRAL: O Programa de Educação Tutorial (PET) é composto e desenvolvido por estudantes que contam com a tutoria de um docente. O PET é orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Seu desenvolvimento trata-se de uma ação processual e contínua que detém caráter educativo, social, cultural, tecnológico, científico e principalmente humano. Na tríade em que o PET desenvolve seus projetos, a extensão objetiva estreitar relações entre comunidade e universidade, facilitando o trânsito e a troca entre os conhecimentos acadêmicos e comunitários. Assim, as atividades de extensão do PET norteiam-se pelo desenvolvimento de uma proposta educacional inovadora, a partir da formação ética e cidadã, da democratização da ciência, tecnologia e cultura. OBJETIVOS: Apresentar um relato de experiência sobre o processo de formação humana e profissional vivenciado a partir das atividades extensionistas do grupo PET-Educação do Campus UFV-Florestal. PRINCIPAIS AÇÕES: No PET-Educação, as atividades de extensão perpassam eventos integrativos na própria universidade, como os Intervalos Culturais, o CinePET e ciclos de palestras, e momentos de contato com a comunidade levando conteúdos programados como palestras, filmes e dinâmicas, além de outras formas de interação. Essas atividades são formuladas considerando a interação dialógica com a comunidade, como ocorre no Clube de Ciências, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade, como no PET Convida, o impacto na formação do estudantes, como na Tertúlia Literária dialógica e na transformação social, como nas Rodas de Conversa com os ensinos fundamental e médio. RESULTADOS ALCANÇADOS: A partir da constante auto-avaliação e da reflexão da/na/sobre a ação, pode-se afirmar que as atividades de extensão do PET-Educação beneficiam e agregam aos petianos, pois possibilitam colocar em prática o que se aprende nos outros pilares da educação, além de permitirem um processo de formação crítica e autônoma, a partir da apropriação de elementos culturais e científicos que emergem da academia e/ou da comunidade. CONCLUSÕES: É essencial para a formação pessoal e profissional ter contato direto com as demandas reais da sociedade, fato este oportunizado pelas vivências extensionistas enquanto petianos. A partir da tríade ensino, extensão e pesquisa, e da indissociabilidade das atividades do PET-Educação, é possibilitado aos petianos um processo de aquisição de conhecimento baseado na experimentação e na troca de experiências com a comunidade. Emerge daí, um processo de formação que culmina por edificar um cidadão e um profissional mais crítico e autônomo, com maior capacidade de interação e transformação de sua realidade.
Palavras-chave Extensão, Relato Experiência, Programa de Educação Tutorial (PET)
Forma de apresentação..... Vídeo
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