"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17745

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sidney Pires Martins
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Maria Aparecida Lúcio Mendes, Mateus José dos Santos
Título Integrando ferramentas digitais na formação pedagógica: o potencial do StoryboardThat na Alfabetização Tecnológica dos licenciandos(as) em Pedagogia do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Resumo Abordamos o uso da ferramenta StoryboartThat em uma disciplina eletiva intitulada Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais (ACTAI) ofertada para os licenciandos em Pedagogia do IFSULDEMINAS. A disciplina é organizada em dois módulos: (i) Alfabetização Científica (AC) e (ii) Alfabetização Tecnológica (AT). No módulo de AT são abordadas a definição de tecnologia para além do uso massivo e instrumentalizado sustentado nos preceitos filosóficos de Álvaro Vieira Pinto e Pierre Levy. Além disso, são exercitados o uso de algumas ferramentas digitais que podem potencializar os processos de ensino. Neste trabalho, abordaremos o StoryboardThat como ferramenta que pode auxiliar no ensino e engajar os estudantes em diferentes situações de aprendizagem. Esta ferramenta propicia a elaboração de histórias visuais que subsidiam a compreensão de conceitos complexos e abstratos, auxilia em habilidades de escrita e pode reforçar na análise de recursos multimodais devido as inúmeras formas e cores inerentes à plataforma digital. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva, explicitaremos os principais resultados obtidos com o uso desta ferramenta por 15 licenciados(as) em pedagogia que cursaram a referida disciplina eletiva no 1º Semestre de 2023. Apesar dos recursos limitados na versão gratuita ofertada pela ferramenta, os licenciandos(as) conseguiram desenvolver propostas autorais e colocar em prática habilidades com as tecnologias demandadas pelos profissionais em tempos atuais. Compreendemos que a disciplina não visa esgotar as discussões a respeito das tecnologias, tampouco sugerir o uso exagerado de inúmeras estratégias com uso destas tecnologias na Educação Básica. O objetivo de inserir algumas ferramentas é justamente incitar o espírito investigativo dos futuros professores para que eles possam pesquisar novas propostas tecnológicas que possam alicerçar suas práticas pedagógicas e auxiliar na transposição didática de diferentes conceitos. Percebe-se que a ferramenta StoryboardThat possui um potencial vasto que merece ser investigado não só na formação de professores, mas no uso com os estudantes com vistas à compreender as relações tecnológicas que os sujeitos realizam ao criar histórias visuais pautadas em situações-problemas e/ou conceitos sugeridos pelos professores em suas propostas de ensino. Por fim, salientamos que o uso desta ferramenta além da criação de histórias visuais, possibilita o planejamento de projetos e narrativas e estimula a criatividade e a expressão estética, o que pode ser observado nos produtos entregues pelos licenciandos(as), haja vista que tiveram que enviar uma proposta de ensino para os anos iniciais, no âmbito da disciplina, utilizando a ferramenta e apresentaram conteúdos atuais, inovadores e com diferentes elementos multimodais que podem ser explorados com os estudantes maximizando as possibilidades de aprendizagem e ampliando horizontes interpretativos a respeito de diversas temáticas.
Palavras-chave Ferramentas Digitais, StoryboardThat, Formação de Professores
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,65 segundos.