Resumo |
Abordamos o uso da ferramenta StoryboartThat em uma disciplina eletiva intitulada Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais (ACTAI) ofertada para os licenciandos em Pedagogia do IFSULDEMINAS. A disciplina é organizada em dois módulos: (i) Alfabetização Científica (AC) e (ii) Alfabetização Tecnológica (AT). No módulo de AT são abordadas a definição de tecnologia para além do uso massivo e instrumentalizado sustentado nos preceitos filosóficos de Álvaro Vieira Pinto e Pierre Levy. Além disso, são exercitados o uso de algumas ferramentas digitais que podem potencializar os processos de ensino. Neste trabalho, abordaremos o StoryboardThat como ferramenta que pode auxiliar no ensino e engajar os estudantes em diferentes situações de aprendizagem. Esta ferramenta propicia a elaboração de histórias visuais que subsidiam a compreensão de conceitos complexos e abstratos, auxilia em habilidades de escrita e pode reforçar na análise de recursos multimodais devido as inúmeras formas e cores inerentes à plataforma digital. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva, explicitaremos os principais resultados obtidos com o uso desta ferramenta por 15 licenciados(as) em pedagogia que cursaram a referida disciplina eletiva no 1º Semestre de 2023. Apesar dos recursos limitados na versão gratuita ofertada pela ferramenta, os licenciandos(as) conseguiram desenvolver propostas autorais e colocar em prática habilidades com as tecnologias demandadas pelos profissionais em tempos atuais. Compreendemos que a disciplina não visa esgotar as discussões a respeito das tecnologias, tampouco sugerir o uso exagerado de inúmeras estratégias com uso destas tecnologias na Educação Básica. O objetivo de inserir algumas ferramentas é justamente incitar o espírito investigativo dos futuros professores para que eles possam pesquisar novas propostas tecnológicas que possam alicerçar suas práticas pedagógicas e auxiliar na transposição didática de diferentes conceitos. Percebe-se que a ferramenta StoryboardThat possui um potencial vasto que merece ser investigado não só na formação de professores, mas no uso com os estudantes com vistas à compreender as relações tecnológicas que os sujeitos realizam ao criar histórias visuais pautadas em situações-problemas e/ou conceitos sugeridos pelos professores em suas propostas de ensino. Por fim, salientamos que o uso desta ferramenta além da criação de histórias visuais, possibilita o planejamento de projetos e narrativas e estimula a criatividade e a expressão estética, o que pode ser observado nos produtos entregues pelos licenciandos(as), haja vista que tiveram que enviar uma proposta de ensino para os anos iniciais, no âmbito da disciplina, utilizando a ferramenta e apresentaram conteúdos atuais, inovadores e com diferentes elementos multimodais que podem ser explorados com os estudantes maximizando as possibilidades de aprendizagem e ampliando horizontes interpretativos a respeito de diversas temáticas. |