"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17737

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Físico-Química
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor JULIA DOMINGOS PAES SANT'ANNA
Orientador ODILAINE INACIO DE CARVALHO DAMASCENO
Título Gerenciamento dos resíduos gerados em aulas práticas de Química do CAp-COLUNI da UFV: uma oportunidade de aprendizagem com a Química Verde
Resumo As práticas de Química em laboratórios de ensino e pesquisa são essenciais para a inovação do aprendizado do corpo discente nas escolas, pois, materializam a teoria aprendida em sala de aula. Contudo, apesar de essenciais, tais procedimentos podem atuar como fonte de resíduos químicos que, quando descartados de forma incorreta, causam sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana. Dessa forma, o presente trabalho, viabilizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), tem como principal objetivo o aprimoramento da gestão dos resíduos gerados em aulas práticas de deslocamento de equilíbrio químico no laboratório do Colégio de Aplicação - COLUNI/UFV, aos nortes da Química Verde. Diante do exposto, foi observado a necessidade da busca e execução de ensaios para a modificação de experimentos realizados atualmente no colégio, visto a alta nocividade dos reagentes envolvidos. Sendo assim, acredita-se que seja necessário a substituição do cromato de potássio (K2CrO4), do dicromato de potássio (K2Cr2O7) e do nitrato de bário [Ba(NO3)2] devido aos íons Cromo Hexavalente e Bário, substâncias de elevada toxicidade presentes na prática denominada Deslocamento de Equilíbrio Químico: influência da concentração. Após a realização dos ensaios, propõe-se a mudança pelo procedimento intitulado Efeito do íon comum: equilíbrio de ionização da amônia, que envolve o indicador fenolftaleína, os reagentes hidróxido de amônio (NH4OH) e o bicarbonato de amônio (NH4HCO3), substâncias de menor toxicidade ao ambiente segundo a Resolução CONAMA (2011), legislação ambiental vigente no Brasil. Além disso, a busca de ensaios para a substituição da prática atual denominada Deslocamento de Equilíbrio Químico: influência da temperatura também mostrou-se necessária, uma vez que esta se utiliza do equilíbrio do gás tóxico dióxido de nitrogênio (NO2), seu dímero (N2O4) e do ácido nítrico (HNO3) concentrado. Assim, nos testes realizados utilizou-se uma solução ácida de cloreto de cobalto(II) com concentração 0,25 mol/L para demonstrar o efeito da temperatura nos equilíbrios, através da variação de coloração rosa/azul. Os testes foram realizados por um período de seis meses, com a mesma solução inicial, sendo obtidas as mudanças de cores esperadas nos sistemas com temperaturas menores e maiores. Em vista disso, não seriam gerados resíduos nesse procedimento. Com isso, os resultados obtidos nos dois experimentos foram satisfatórios, uma vez que diminuiram a toxicidade dos resíduos químicos gerados e/ou não geraram resíduos, o que está de acordo com preceitos da Química Verde. Portanto, conclui-se que o conteúdo de deslocamento de equilíbrio químico, considerado abstrato pelos alunos em aulas teóricas no ensino médio, torna-se compreensível e aplicável a partir dos experimentos supracitados, de forma que são essenciais para a didática dos docentes e a aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave Química Verde, Resíduos de laboratório, Tratamento de resíduos.
Forma de apresentação..... Vídeo
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