"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17733

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Jessica Maria Pereira
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título Ludicidade no ensino da matemática
Resumo A matemática é um produto cultural construído pelas diferentes sociedades humanas ao longo da história. Cabe à escola básica a promoção da inserção dos seus alunos no universo da cultura matemática promovendo uma educação cidadã. A educação matemática cidadã não busca apenas trazer a matemática para perto dos estudantes, carrega objetivos mais ambiciosos: educar os alunos sobre a matemática, através da matemática e com a matemática (MOREIRA, 2016). Este enfoque implica uma mudança de paradigma na educação matemática: passar de uma ênfase na técnica para um destaque na compreensão (BISHOP, 1991). Assim sendo, a enculturação matemática vai além dos cálculos e procedimentos, dos afazeres; abrange também as componentes sociais e culturais da matemática. Neste contexto, o trabalho com o lúdico, particularmente os jogos, ganha destaque. O jogo é uma atividade lúdica que desenvolve a identidade social de um grupo cultural e promove a integração simbólica; pode ser uma estratégia de ensino para a socialização dos alunos que permite integrar os aspectos cognitivos e afetivos. Os jogos permitem trabalhar interdisciplinarmente, sublinhando as conexões da matemática com a cultura dos povos. Com o objetivo de propor um processo educativo mais interessante e significativo, foram realizadas oficinas com jogos históricos - SENET, UR, HEX - que possibilitam trabalhar a matemática num contexto cultural. A partir destas premissas, foram investigadas as contribuições da abordagem lúdica, particularmente dos jogos, como instrumento mediador para o ensino de matemática num enfoque cultural, visando o estímulo de atitudes positivas diante da matemática, ressignificando a cultura escolar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, pois se preocupa com os dados coletados de forma pessoal e interpretativa. Os participantes das oficinas foram professores da Educação Infantil (LDI e LDH) e estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática da UFV. A coleta dos dados foi realizada a partir de registros das oficinas, questionários e nuvens de palavras. Diante dos resultados alcançados, percebemos a necessidade da ressignificação do papel do professor e de suas práticas. Poucos participantes, apesar de todos reconhecerem a potencialidade do jogo como material didático, empregam ou têm acesso a este recurso em sala de aula. Após a aplicação dos jogos e das atividades, refletimos sobre a importância desse tipo de atividade na educação básica. Esperamos com este trabalho sensibilizar os professores para um trabalho em sala de aula mais afetivo e significativo, capaz de cativar os alunos para a apropriação da cultura matemática.
Palavras-chave Enculturação matemática, Ludicidade, Jogos históricos.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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