Resumo |
A matemática é um produto cultural construído pelas diferentes sociedades humanas ao longo da história. Cabe à escola básica a promoção da inserção dos seus alunos no universo da cultura matemática promovendo uma educação cidadã. A educação matemática cidadã não busca apenas trazer a matemática para perto dos estudantes, carrega objetivos mais ambiciosos: educar os alunos sobre a matemática, através da matemática e com a matemática (MOREIRA, 2016). Este enfoque implica uma mudança de paradigma na educação matemática: passar de uma ênfase na técnica para um destaque na compreensão (BISHOP, 1991). Assim sendo, a enculturação matemática vai além dos cálculos e procedimentos, dos afazeres; abrange também as componentes sociais e culturais da matemática. Neste contexto, o trabalho com o lúdico, particularmente os jogos, ganha destaque. O jogo é uma atividade lúdica que desenvolve a identidade social de um grupo cultural e promove a integração simbólica; pode ser uma estratégia de ensino para a socialização dos alunos que permite integrar os aspectos cognitivos e afetivos. Os jogos permitem trabalhar interdisciplinarmente, sublinhando as conexões da matemática com a cultura dos povos. Com o objetivo de propor um processo educativo mais interessante e significativo, foram realizadas oficinas com jogos históricos - SENET, UR, HEX - que possibilitam trabalhar a matemática num contexto cultural. A partir destas premissas, foram investigadas as contribuições da abordagem lúdica, particularmente dos jogos, como instrumento mediador para o ensino de matemática num enfoque cultural, visando o estímulo de atitudes positivas diante da matemática, ressignificando a cultura escolar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, pois se preocupa com os dados coletados de forma pessoal e interpretativa. Os participantes das oficinas foram professores da Educação Infantil (LDI e LDH) e estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática da UFV. A coleta dos dados foi realizada a partir de registros das oficinas, questionários e nuvens de palavras. Diante dos resultados alcançados, percebemos a necessidade da ressignificação do papel do professor e de suas práticas. Poucos participantes, apesar de todos reconhecerem a potencialidade do jogo como material didático, empregam ou têm acesso a este recurso em sala de aula. Após a aplicação dos jogos e das atividades, refletimos sobre a importância desse tipo de atividade na educação básica. Esperamos com este trabalho sensibilizar os professores para um trabalho em sala de aula mais afetivo e significativo, capaz de cativar os alunos para a apropriação da cultura matemática. |