"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17731

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Iris Rafaela Alves Silva
Orientador OSVALDO COSTA MOREIRA
Outros membros Ana Christina Rodrigues Barbosa, Camila Tavares Barcelos, Leonardo Silveira Goulart Silva, Mariana Tasmo Coelho Silva
Título Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si: um relato de experiência de formação a partir das atividades de ensino do PET-Educação
Resumo DESCRIÇÃO DO TEMA CENTRAL: O Programa de Educação Tutorial (PET) é organizado a partir de formações em nível de graduação nas instituições de ensino superior do país com a tutoria de um docente. No Campus UFV-Florestal, o PET atua de forma interdisciplinar na educação, agregando os cursos de licenciatura do Campus, trabalhando a tríade de ensino, extensão e pesquisa. Por ter a educação como espinha dorsal, o processo de formação no pilar ensino ganha preponderância, visto a perspectiva de seus egressos atuarem no ambiente escolar. PÚBLICO ALVO: Estudantes de licenciatura do Campus UFV-Florestal. JUSTIFICATIVA: O supra exposto justifica a realização de um breve relato sobre a influência das atividades de ensino sobre o processo de formação humana e profissional dos petianos, durante sua passagem pelo grupo PET Educação. OBJETIVO: Realizar um relato de experiência sobre o aprendizado adquirido pelos membros do grupo no âmbito do ensino e como esse aprendizado afeta suas formações pessoais e profissionais. METODOLOGIA: O principal foco do grupo é o desenvolvimento dos petianos e a oportunidade de terem uma formação integralizada e que lhes permitam vivências acadêmicas fundamentais para o seguimento de suas vidas profissionais, além do desenvolvimento como indivíduos íntegros e com maior sensibilidade para as adversidades da vida intra e extra sala de aula, auxiliando na formação rica e diversa do educador. O PET realiza atividades internas e externas de ensino, buscando enriquecer o currículo acadêmico dos petianos. Nas atividades internas são feitas oficinas de formação, grupos de estudo e discussão de obras literárias e textos acadêmicos, aulas de idioma, dentre outras. Ainda visando o ensino, são feitas atividades externas como rodas de conversas e palestras em escolas da rede pública, proporcionando ao petiano o aprendizado de como criar e se portar como futuro profissional da educação. RESULTADOS: Ao participar das atividades de ensino do PET Educação, percebemos o rico aprendizado de habilidade para o trabalho em grupo e a resolução de problemas, o desenvolvimento da formas variadas de comunicação, além de um mergulho no âmbito do trabalho inter, multi e transdisciplinar, que nos permite o aperfeiçoamento e a potencialização de nosso fazer enquanto futuros docentes. No âmbito pessoal notamos o quão rico é pertencer a um grupo plural e diverso. Essas diferenças nos permitem o questionamento, o posicionamento, o contraditório e, por fim, o aprendizado que emerge da rica convivência entre os diferentes. Essa, talvez, seja uma das maiores qualidades e dos principais resultados do PET para a formação cidadã, crítica e autônoma que ele gera em seus participantes. CONCLUSÃO: A participação no grupo PET Educação agrega ao crescimento pessoal e profissional aos petianos, visto as experiências vivenciadas e sua diversidade. Considera-se assim, o PET Educação como uma importante ferramenta da vida universitária para a formação crítica e autônoma.
Palavras-chave Educação, Relato Experiência, Programa de Educação Tutorial (PET)
Forma de apresentação..... Vídeo
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