Resumo |
DESCRIÇÃO DO TEMA CENTRAL: O Programa de Educação Tutorial (PET) é organizado a partir de formações em nível de graduação nas instituições de ensino superior do país com a tutoria de um docente. No Campus UFV-Florestal, o PET atua de forma interdisciplinar na educação, agregando os cursos de licenciatura do Campus, trabalhando a tríade de ensino, extensão e pesquisa. Por ter a educação como espinha dorsal, o processo de formação no pilar ensino ganha preponderância, visto a perspectiva de seus egressos atuarem no ambiente escolar. PÚBLICO ALVO: Estudantes de licenciatura do Campus UFV-Florestal. JUSTIFICATIVA: O supra exposto justifica a realização de um breve relato sobre a influência das atividades de ensino sobre o processo de formação humana e profissional dos petianos, durante sua passagem pelo grupo PET Educação. OBJETIVO: Realizar um relato de experiência sobre o aprendizado adquirido pelos membros do grupo no âmbito do ensino e como esse aprendizado afeta suas formações pessoais e profissionais. METODOLOGIA: O principal foco do grupo é o desenvolvimento dos petianos e a oportunidade de terem uma formação integralizada e que lhes permitam vivências acadêmicas fundamentais para o seguimento de suas vidas profissionais, além do desenvolvimento como indivíduos íntegros e com maior sensibilidade para as adversidades da vida intra e extra sala de aula, auxiliando na formação rica e diversa do educador. O PET realiza atividades internas e externas de ensino, buscando enriquecer o currículo acadêmico dos petianos. Nas atividades internas são feitas oficinas de formação, grupos de estudo e discussão de obras literárias e textos acadêmicos, aulas de idioma, dentre outras. Ainda visando o ensino, são feitas atividades externas como rodas de conversas e palestras em escolas da rede pública, proporcionando ao petiano o aprendizado de como criar e se portar como futuro profissional da educação. RESULTADOS: Ao participar das atividades de ensino do PET Educação, percebemos o rico aprendizado de habilidade para o trabalho em grupo e a resolução de problemas, o desenvolvimento da formas variadas de comunicação, além de um mergulho no âmbito do trabalho inter, multi e transdisciplinar, que nos permite o aperfeiçoamento e a potencialização de nosso fazer enquanto futuros docentes. No âmbito pessoal notamos o quão rico é pertencer a um grupo plural e diverso. Essas diferenças nos permitem o questionamento, o posicionamento, o contraditório e, por fim, o aprendizado que emerge da rica convivência entre os diferentes. Essa, talvez, seja uma das maiores qualidades e dos principais resultados do PET para a formação cidadã, crítica e autônoma que ele gera em seus participantes. CONCLUSÃO: A participação no grupo PET Educação agrega ao crescimento pessoal e profissional aos petianos, visto as experiências vivenciadas e sua diversidade. Considera-se assim, o PET Educação como uma importante ferramenta da vida universitária para a formação crítica e autônoma. |