“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17468

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Departamento de Informática
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Henrique Campos Padula
Orientador SALLES VIANA GOMES DE MAGALHAES
Título PinMesh: utilização de Uniform Grid e Flood Fill na resolução de predicados geométricos
Resumo PinMesh: utilização de Uniform Grid e Flood Fill na resolução de predicados geométricos
Henrique C. Padula e Salles Viana G.de Magalhaes

Um dos principais desafios dentro da geometria computacional consiste em lidar com números de ponto flutuante, devido principalmente ao fato de sua representação finita, levando a possíveis erros de arredondamento. Uma possível solução para tal problema de robustez consiste no uso de números racionais com precisão arbitrária, porém, tal abordagem possui um grande custo computacional devido a impossibilidade de utilização do hardware especializado e da necessidade de um grande número de dígitos à medida que as operações forem se acumulando.
Nesse contexto, o PinMesh surge como um algoritmo robusto para o processamento de predicados geométricos, fazendo otimizações para reduzir o grande custo computacional da abordagem anteriormente citada.
Na análise de predicados geométricos, é de nosso interesse muitas vezes apenas o sinal de um determinado valor, sendo assim, a utilização de uma aritmética exata não é sempre necessária. Portanto, é possível filtrar os pontos nos quais será necessário utilizar números racionais com precisão arbitrária, reduzindo assim, o custo total das operações.
Uma outra otimização, consiste em dividir o espaço analisado em uma grade de células de tamanho igual, nos possibilitando fazer indexações que auxiliam no processamento. Neste trabalho, propomos o uso da grade para indexar células que estão inteiramente dentro de um poliedro, pois por definição, qualquer ponto dessa célula também estará dentro do poliedro, fazendo com que a consulta nesses pontos possa ser executada com complexidade constante. Uma outra propriedade interessante é a de que se uma célula está inteiramente dentro de um poliedro, todas as células que fazem parte do mesmo componente conexo também estarão, portanto, propomos também a utilização do algoritmo de flood fill para a partir de uma célula indexada, conseguir definir o index para todo o componente conexo ao qual aquela célula pertence.
Em predicados compostos por tetrameshs, não teremos células vazias dentro do poliedro, portanto, tal otimização surge como uma forma de expandir a utilização do algoritmo para casos em que temos meshs diferentes de tetraedros, tornando o algoritmo como um todo mais genérico
Palavras-chave geometria, mesh, otimização
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.