R: A edição do SIA 2022 será realizada em formato híbrido (virtual e presencial) e multicampi, com programação, inscrição e submissão de trabalhos de forma integrada com todos os campi da UFV.
R: Os estudantes e orientadores devem consultar os órgãos institucionais de gestão das bolsas e do voluntariado para tirarem dúvidas específicas de cada Programa acerca da obrigatoriedade de apresentação no SIA 2022.
No caso das Bolsas de Ensino, deve ser acessada a Pró-Reitoria de Ensino (e-mail: pre@ufv.br) ou a diretoria de ensino nos campi Florestal e Rio Paranaíba;
No caso das Bolsas de Extensão,
deve ser acessada a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (e-mail: nape@ufv.br) ou a diretoria de extensão nos campi Florestal e Rio Paranaíba;
No caso das Bolsas de Iniciação
Científica/Pesquisa, deve ser acessada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
(e-mail: ic.ppg@ufv.br) ou a diretoria de pesquisa nos campi Florestal e Rio Paranaíba.
R: Neste caso o estudante deve procurar diretamente o seu Orientador para se informar em que órgão ou setor foi feito o cadastro de suas atividades.
R: Esses estudantes deverão acessar o sistema do SIA e cadastrar o trabalho normalmente, como estudante UFV.
R: Os estudantes de outras instituições deverão acessar como externo o sistema do SIA e proceder ao cadastro dos dados, submissão do resumo e gerar o boleto de pagamento da inscrição. O estudante deverá acompanhar na aba "Acesso do Participante" a confirmação do pagamento pelo sistema até a data final de submissão dos trabalhos.
R: Todos os orientadores (de estudantes da UFV e externos) recebem um e-mail comunicando a submissão do resumo e as orientações de como proceder à verificação do resumo no sistema do SIA. No caso dos orientadores externos, estes criarão uma senha de acesso para efetivar esse procedimento.
R: Após a submissão do resumo, o 1º autor do trabalho deverá acompanhar a aprovação do resumo pelas comissões de ensino, pesquisa e extensão da UFV através do link " Acesso do Participante". No Cronograma está indicada a data de divulgação da avaliação do resumo.
R: Na edição de 2022 o 1º autor deverá submeter o painel ou vídeo do trabalho após a aprovação do resumo. Acompanhe no Cronograma a data correta para submissão do trabalho completo (painel ou vídeo).
R: No formato virtual, os trabalhos (painéis e vídeos) ficarão disponíveis na página do SIA para visualização dos participantes e avaliação durante os dias de realização do evento. Não serão realizadas apresentações ao vivo.
R: Todo trabalho que teve o resumo aprovado receberá uma pontuação final, obtida a partir da média da nota recebida pela Comissão que avaliou o resumo com a nota recebida pelos avaliadores da apresentação (painel ou vídeo). Somente os trabalhos apresentados na formato "vídeo" concorrerão à premiação.
R: Após a realização do evento, os certificados (de participação, de apresentação de trabalhos e de minicursos) serão disponibilizados na página do SIA. Os certificados estarão disponíveis a partir de dezembro de 2022 pelo acesso à aba "Emissão de Certificados" no site do evento.
No ano de 2022, as apresentações dos trabalhos serão apenas no formato virtual. Se o participante enviou o trabalho e foi aprovado, o trabalho será avaliado e o participante receberá o "certificado de apresentação do trabalho".
Para o "certificado de participação no SIA", em Viçosa é obrigatória a presença nas duas palestras. Se o participante estiver em mobilidade, poderá assistir às palestras online e registrar a presença em momento oportuno que será divulgado. Caso não assista às palestras, não receberá o certificado de participação, mas continuará recebendo o de apresentação de trabalho.
Em Florestal, as palestras serão projetadas dentro do Ginásio Poliesportivo e em Rio Paranaíba no Auditório LAE 136, onde será disponibilizada lista de assinatura para confirmar presença, porém os participantes poderão optar por assistir pelo Youtube (fora do Campus) e assinar a lista de presença que será disponibilizada no decorrer das palestras.
13) Alunos externos ou sem vínculo com a UFV, que sejam co-autores de algum projeto, precisam pagar a taxa de inscrição e ter presença nas palestras para receber o certificado de apresentação?
R: Quem vai submeter o trabalho e cadastrar os
co-autores é o primeiro autor. Com isto, o nome dos co-autores (que não
precisam estar inscritos no evento) vai sair automaticamente no certificado.
Porém, caso a pessoa queira o certificado de participação como ouvinte no SIA,
terá que se inscrever e pagar a taxa de inscrição.
14) Recém
formados devem se cadastrar com ou sem vínculo UFV? É preciso pagar a taxa
neste caso?
R: Poderá realizar a inscrição com vínculo UFV até
um ano após a conclusão do curso, sem necessidade do pagamento da taxa.
15) Nos casos
em que se faz necessário editar as informações do resumo já submetido ou
realizar correções nos campos e dados preenchidos, antes da aprovação do
orientador, como deve ser o procedimento?
R: É necessário realizar o "acesso do participante", excluir a submissão, e efetuar nova submissão dentro do prazo. Outra forma é o orientador, ao verificar o resumo, fazer as correções antes de aprovar, neste caso sem a necessidade de excluir e submeter novamente.
16) No
momento da submissão dos resumos, é necessário anexar algum documento ou
arquivo no site?
R: Neste momento não é necessário anexar nenhum
documento ou arquivo, apenas a submissão do resumo. Posteriormente, em data estabelecida
no cronograma, deverá proceder ao envio do painel ou vídeo.
17) Os trabalhos submetidos, e os trabalhos a serem apresentados, devem apresentar resultados?
R: Não necessariamente! O SIA é um evento de grande abrangência, em que podem ser submetidos resumos de projetos, de trabalhos em andamento ou trabalhos finalizados, de ensino, pesquisa e extensão..