“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Perguntas e Respostas

1) Como será realizado o SIA 2022?

R: A edição do SIA 2022 será realizada em formato híbrido (virtual e presencial) e multicampi, com programação, inscrição e submissão de trabalhos de forma integrada com todos os campi da UFV.


2) Muitos bolsistas e voluntários de ensino, extensão, iniciação científica, pesquisa e outros, têm obrigatoriedade de apresentação de seus trabalhos no SIA para que possam retirar seus certificados e participar de novos Editais. Onde me informo sobre isso?

R: Os estudantes e orientadores devem consultar os órgãos institucionais de gestão das bolsas e do voluntariado para tirarem dúvidas específicas de cada Programa acerca da obrigatoriedade de apresentação no SIA 2022.

No caso das Bolsas de Ensino, deve ser acessada a Pró-Reitoria de Ensino (e-mail: pre@ufv.br) ou a diretoria de ensino nos campi Florestal e Rio Paranaíba;

No caso das Bolsas de Extensão, deve ser acessada a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (e-mail: nape@ufv.br) ou a diretoria de extensão nos campi Florestal e Rio Paranaíba;

No caso das Bolsas de Iniciação Científica/Pesquisa, deve ser acessada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (e-mail: ic.ppg@ufv.br) ou a diretoria de pesquisa nos campi Florestal e Rio Paranaíba.


3) Se a atividade com bolsa, ou atividade voluntária, não for gerida por nenhuma das Pró-Reitorias da UFV, a quem posso recorrer?

R: Neste caso o estudante deve procurar diretamente o seu Orientador para se informar em que órgão ou setor foi feito o cadastro de suas atividades.


4) Estudantes que já formaram e perderam o vínculo ativo na UFV mas precisam apresentar trabalho no SIA 2022, como fazem?

R: O estudante da UFV que já perdeu o vínculo ativo e tem a obrigatoriedade de apresentar trabalho no evento deverá acessar o sistema como externo e cadastrar o trabalho normalmente e, posteriormente, solicitar a isenção da taxa de inscrição pelo e-mail: sia2022@ufv.br.


5) Estudantes do Coluni e do Ensino Médio/Técnico de Florestal como fazem para inscrever e submeter trabalho no SIA?

R: Esses estudantes deverão acessar o sistema do SIA e cadastrar o trabalho normalmente, como estudante UFV.


6) Como é realizada a inscrição e submissão de trabalho pelos estudantes externos à UFV?

R: Os estudantes de outras instituições deverão acessar como externo o sistema do SIA e proceder ao cadastro dos dados, submissão do resumo e gerar o boleto de pagamento da inscrição. O estudante deverá acompanhar na aba  "Acesso do Participante" a confirmação do pagamento pelo sistema até a data final de submissão dos trabalhos.


7) Como o orientador de estudante externo da UFV realiza a verificação do resumo no sistema do SIA?

R: Todos os orientadores (de estudantes da UFV e externos) recebem um e-mail comunicando a submissão do resumo e as orientações de como proceder à verificação do resumo no sistema do SIA. No caso dos orientadores externos, estes criarão uma senha de acesso para efetivar esse procedimento.


8) Como saber se o trabalho submetido foi aprovado para ser apresentado no evento?

R: Após a submissão do resumo, o 1º autor do trabalho deverá acompanhar a aprovação do resumo pelas comissões de ensino, pesquisa e extensão da UFV através do link " Acesso do Participante". No Cronograma está indicada a data de divulgação da avaliação do resumo.


9) Quando poderei submeter o painel ou vídeo do meu trabalho no SIA Virtual?

R: Na edição de 2022 o 1º autor deverá submeter o painel ou vídeo do trabalho após a aprovação do resumo. Acompanhe no Cronograma a data correta para submissão do trabalho completo (painel ou vídeo).


10) Como será a apresentação dos trabalhos durante o evento?

R: No formato virtual, os trabalhos (painéis e vídeos) ficarão disponíveis na página do SIA para visualização dos participantes e avaliação durante os dias de realização do evento. Não serão realizadas apresentações ao vivo.


11) Como ocorre a avaliação e a premiação?

R: Todo trabalho que teve o resumo aprovado receberá uma pontuação final, obtida a partir da média da nota recebida pela Comissão que avaliou o resumo com a nota recebida pelos avaliadores da apresentação (painel ou vídeo). Somente os trabalhos apresentados na formato "vídeo" concorrerão à premiação. 


12) Como faço para obter os certificados do evento?

R: Após a realização do evento, os certificados (de participação, de apresentação de trabalhos e de minicursos) serão disponibilizados na página do SIA. Os certificados estarão disponíveis a partir de dezembro de 2022 pelo acesso à aba "Emissão de Certificados" no site do evento.

No ano de 2022, as apresentações dos trabalhos serão apenas no formato virtual. Se o participante enviou o trabalho e foi aprovado, o trabalho será avaliado e o participante receberá o "certificado de apresentação do trabalho".

Para o "certificado de participação no SIA", em Viçosa é obrigatória a presença nas duas palestras. Se o participante estiver em mobilidade, poderá assistir às palestras online e registrar a presença em momento oportuno que será divulgado. Caso não assista às palestras, não receberá o certificado de participação, mas continuará recebendo o de apresentação de trabalho.  

Em Florestal, as palestras serão projetadas dentro do Ginásio Poliesportivo e em Rio Paranaíba no Auditório LAE 136, onde será disponibilizada lista de assinatura para confirmar presença, porém os participantes poderão optar por assistir pelo Youtube (fora do Campus) e assinar a lista de presença que será disponibilizada no decorrer das palestras.


13) Alunos externos ou sem vínculo com a UFV, que sejam co-autores de algum projeto, precisam pagar a taxa de inscrição e ter presença nas palestras para receber o certificado de apresentação?

R: Quem vai submeter o trabalho e cadastrar os co-autores é o primeiro autor. Com isto, o nome dos co-autores (que não precisam estar inscritos no evento) vai sair automaticamente no certificado. Porém, caso a pessoa queira o certificado de participação como ouvinte no SIA, terá que se inscrever e pagar a taxa de inscrição.


14) Recém formados devem se cadastrar com ou sem vínculo UFV? É preciso pagar a taxa neste caso?

R: Poderá realizar a inscrição com vínculo UFV até um ano após a conclusão do curso, sem necessidade do pagamento da taxa.


15) Nos casos em que se faz necessário editar as informações do resumo já submetido ou realizar correções nos campos e dados preenchidos, antes da aprovação do orientador, como deve ser o procedimento?

R: É necessário realizar o "acesso do participante", excluir a submissão, e efetuar nova submissão dentro do prazo. Outra forma é o orientador, ao verificar o resumo, fazer as correções antes de aprovar, neste caso sem a necessidade de excluir e submeter novamente.


16) No momento da submissão dos resumos, é necessário anexar algum documento ou arquivo no site?

R: Neste momento não é necessário anexar nenhum documento ou arquivo, apenas a submissão do resumo. Posteriormente, em data estabelecida no cronograma, deverá proceder ao envio do painel ou vídeo.


17) Os trabalhos submetidos, e os trabalhos a serem apresentados, devem apresentar resultados?

R: Não necessariamente! O SIA é um evento de grande abrangência, em que podem ser submetidos resumos de projetos, de trabalhos em andamento ou trabalhos finalizados, de ensino, pesquisa e extensão..


Gerado em 0,38 segundos.