“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16798

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Álgebra
Setor Departamento de Matemática
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Rodrigo da Cruz Nunes
Orientador MARINES GUERREIRO
Título Anéis e módulos semissimples
Resumo O estudo de estruturas algébricas é essencial para a formação de um matemático, por ser um tema importante numa das grandes áreas da Matemática, a Álgebra. Destacamos a Teoria de Anéis e Módulos que possui resultados que servem de alicerce para diversas subáreas de pesquisa em Álgebra. Neste trabalho, foi realizado um estudo sobre a semissimplicidade de Anéis e Módulos, com o objetivo de compreender suas diversas caracterizações, dentre as quais destacamos a classificação por meio da decomposição de Peirce. Esta decomposição utiliza elementos idempotentes primitivos para caracterizar os anéis semissimples como soma direta de ideais minimais à esquerda. Para um anel R, dizemos que um R-módulo M é semissimples se todo submódulo N de M é somando direto, isto é, existe um R-submódulo N’ de M tal que M pode ser escrito como soma direta de N com N’. Um anel S é dito semissimples se for um S-módulo à esquerda semissimples. Destacamos dois resultados importantes neste estudo. O primeiro garante que todo R-submódulo próprio de um R-módulo semissimples é também semissimples e contém um R-submódulo simples. O segundo assegura que um anel com unidade R é semissimples se, e só se, todo ideal à esquerda de R é da forma Re, com e um elemento idempotente de R. O desenvolvimento da pesquisa utilizou como principais referências bibliográficas o livro “An Introduction to Group Rings”, de César Polcino Milies e Sudarshan K. Sehgal, e a dissertação de Mestrado “Uma aplicação da Teoria de Galois sobre anéis comutativos e aplicações”, da Livia Cichito Esteves. Foram dedicadas 20 horas semanais para o desenvolvimento do projeto e a metodologia de estudo envolveu a leitura prévia dos conteúdos utilizando livros e artigos relacionados aos temas estabelecidos e reuniões semanais com a orientadora para esclarecimento de dúvidas e discussões sobre os temas mais complexos. Os resultados obtidos foram satisfatórios já que suscitaram interesse, e base de conhecimento, em uma área de pesquisa que envolve Matemática Pura, com foco na área de Álgebra. Neste pôster, são apresentados alguns dos principais resultados desenvolvidos na Iniciação Científica.
Palavras-chave álgebra, semissimplicidade, caracterização
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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