“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16059

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Vitoria Beccari Goncalves
Orientador BEATRIZ SANTANA CACADOR
Outros membros Barbara Guimarães Lourenço, Laís Ferreira Felicio, Larissa Oliveira Ferreira de Andrade
Título Implantação de protocolos de Biossegurança Contextualizados à Filosofia Pedagógica dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano da Universidade Federal de Viçosa / Relato de Experiência
Resumo Introdução: Tem-se como pressuposto que o contexto da educação infantil possui como critério de qualidade de funcionamento a capacidade de promover o crescimento e o desenvolvimento saudável de bebês e crianças. Deste modo, a saúde é um componente fundamental dos saberes e fazeres próprios da educação infantil de modo que faz-se necessária a integração com profissionais da saúde para a organização desses espaços e para o desenvolvimento do autocuidado das crianças (Maranhão, 1999). Esta necessidade foi imensamente potencializada pela pandemia de COVID-19. Dessa forma, identificou-se como lacuna na realidade a ausência de medidas sistematizadas de biossegurança que considerem a proposta filosófica e pedagógica dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano a fim de garantir um possível retorno presencial com menor risco para os bebês, crianças, famílias e servidores dos laboratórios.Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento e implementação e acompanhamento dos resultados do protocolo de biossegurança no LDI e LDH da UFV, no contexto pandêmico de COVID 19. Descrição das principais ações: Acompanhamento da implementação do protocolo e educação permanente em saúde com os funcionários, crianças e familiares. Resultados alcançados até o momento: As ações feitas nos laboratórios de desenvolvimento infantil e humano da ufv geraram resultados positivos, observados pelo baixo número de casos de covid-19 nestes laboratórios, sendo os casos relatados com contágio exterior. Além disso, está sendo construída uma ponte de colaboração entre educação e enfermagem que tem se mostrado cada vez mais necessária. Conclusão: Até o momento, foi observado um impacto positivo da colaboração entre as ações de Enfermagem e a Educação Infantil para a saúde das crianças, dos profissionais dos laboratórios e das famílias envolvidas, no contexto epidemiológico de Viçosa-MG. Além disso, tal colaboração se mostrou necessária para além da situação chave que foi precursora para o projeto, mostrando ser necessário o trabalho de educação em saúde continuada com os funcionários do laboratório, com as crianças e com as famílias, a fim de abordar os conceitos e importância da biossegurança para além da COVID-19.
Palavras-chave Enfermagem, Educação Infantil, COVID-19
Forma de apresentação..... Painel
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