ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Enfermagem |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Vitoria Beccari Goncalves |
Orientador |
BEATRIZ SANTANA CACADOR |
Outros membros |
Barbara Guimarães Lourenço, Laís Ferreira Felicio, Larissa Oliveira Ferreira de Andrade |
Título |
Implantação de protocolos de Biossegurança Contextualizados à Filosofia Pedagógica dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano da Universidade Federal de Viçosa / Relato de Experiência |
Resumo |
Introdução: Tem-se como pressuposto que o contexto da educação infantil possui como critério de qualidade de funcionamento a capacidade de promover o crescimento e o desenvolvimento saudável de bebês e crianças. Deste modo, a saúde é um componente fundamental dos saberes e fazeres próprios da educação infantil de modo que faz-se necessária a integração com profissionais da saúde para a organização desses espaços e para o desenvolvimento do autocuidado das crianças (Maranhão, 1999). Esta necessidade foi imensamente potencializada pela pandemia de COVID-19. Dessa forma, identificou-se como lacuna na realidade a ausência de medidas sistematizadas de biossegurança que considerem a proposta filosófica e pedagógica dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano a fim de garantir um possível retorno presencial com menor risco para os bebês, crianças, famílias e servidores dos laboratórios.Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento e implementação e acompanhamento dos resultados do protocolo de biossegurança no LDI e LDH da UFV, no contexto pandêmico de COVID 19. Descrição das principais ações: Acompanhamento da implementação do protocolo e educação permanente em saúde com os funcionários, crianças e familiares. Resultados alcançados até o momento: As ações feitas nos laboratórios de desenvolvimento infantil e humano da ufv geraram resultados positivos, observados pelo baixo número de casos de covid-19 nestes laboratórios, sendo os casos relatados com contágio exterior. Além disso, está sendo construída uma ponte de colaboração entre educação e enfermagem que tem se mostrado cada vez mais necessária. Conclusão: Até o momento, foi observado um impacto positivo da colaboração entre as ações de Enfermagem e a Educação Infantil para a saúde das crianças, dos profissionais dos laboratórios e das famílias envolvidas, no contexto epidemiológico de Viçosa-MG. Além disso, tal colaboração se mostrou necessária para além da situação chave que foi precursora para o projeto, mostrando ser necessário o trabalho de educação em saúde continuada com os funcionários do laboratório, com as crianças e com as famílias, a fim de abordar os conceitos e importância da biossegurança para além da COVID-19. |
Palavras-chave |
Enfermagem, Educação Infantil, COVID-19 |
Forma de apresentação..... |
Painel |