ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Daliane Sousa Rosa |
Orientador | MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA |
Outros membros | Adrielly da Silva Freitas |
Título | O Ensino Remoto e a Ludicidade: um relato de experiência no contexto da Residência Pedagógica UFV, campus Viçosa. |
Resumo | O presente trabalho versa sobre a análise de uma vivência de Ludicidade no contexto do ensino remoto durante o programa Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Viçosa, UFV - campus Viçosa. A RP tem por finalidade integrar estudantes de licenciaturas às escolas de educação básica do município em que está inserida, oportunidade na qual se promovem aprendizagens e vivências voltadas ao aperfeiçoamento da formação teórico prática dicente. A partir do Núcleo Pedagogia da UFV, campus Viçosa que se deu a vivência aqui apresentada, em uma escola de ensino fundamental desse município. A vivência em questão, foi mediada por Tecnologias Digitais da Comunicação (TDIC), devido ao atual cenário de ensino remoto, estabelecido em decorrência da pandemia da Covid - 19. O ensino remoto trouxe inúmeros desafios, dentre eles a interação entre professores e estudantes. Sendo assim, planejamos encontros virtuais síncronos destinados à contação de história, buscando a interação com as turmas de crianças do 1º ao 5º ano. Como desafio, tivemos primeiramente que compreender a especificidade desse segmento, para planejar as histórias a serem contadas, além de pensar sobre como motivar ou despertar o gosto e atenção para ouvir histórias. Dadas as condições acima expostas, é que se buscou privilegiar uma proposta na qual se contemplasse o uso de variados gêneros textuais, tais como, "parlendas musicadas, entre outros e o uso de coreografia e figurino teatral. De modo mais específico, a experiência de contação de histórias começou com a história "Chapeuzinho Vermelho" como objeto de fruição. A história possibilitou a inserção de ritmo e dança como intertextos complementares à história contada. Consideramos a ludicidade presente nesses elementos narrativos como sendo essencial para promover o interesse pela leitura, a concentração e a interação com as crianças. No decorrer dos encontros foi possível perceber que a proposta proposta foi exitosa no sentido de incentivar a leitura de modo prazeroso e instigante para as crianças, contribuindo para a compreensão da leitura como prática discursiva potencializadora do processo de humanização, de desenvolvimento das muitas potencialidades que as crianças trazem em si. Como resultado, observou-se que a lógica de interação em contexto de ensino remoto é desafiadora no sentido de exigir adaptações e reflexões sobre como trabalhar a ludicidade no contexto de interação virtual com as crianças. |
Palavras-chave | ludicidade, ensino remoto, residência pedagógica. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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