"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15955

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Daliane Sousa Rosa
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Adrielly da Silva Freitas
Título O Ensino Remoto e a Ludicidade: um relato de experiência no contexto da Residência Pedagógica UFV, campus Viçosa.
Resumo O presente trabalho versa sobre a análise de uma vivência de Ludicidade no contexto do ensino remoto durante o programa Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Viçosa, UFV - campus Viçosa. A RP tem por finalidade integrar estudantes de licenciaturas às escolas de educação básica do município em que está inserida, oportunidade na qual se promovem aprendizagens e vivências voltadas ao aperfeiçoamento da formação teórico prática dicente.
A partir do Núcleo Pedagogia da UFV, campus Viçosa que se deu a vivência aqui apresentada, em uma escola de ensino fundamental desse município. A vivência em questão, foi mediada por Tecnologias Digitais da Comunicação (TDIC), devido ao atual cenário de ensino remoto, estabelecido em decorrência da pandemia da Covid - 19. O ensino remoto trouxe inúmeros desafios, dentre eles a interação entre professores e estudantes. Sendo assim, planejamos encontros virtuais síncronos destinados à contação de história, buscando a interação com as turmas de crianças do 1º ao 5º ano. Como desafio, tivemos primeiramente que compreender
a especificidade desse segmento, para planejar as histórias a serem contadas, além de pensar sobre como motivar ou despertar o gosto e atenção para ouvir histórias. Dadas as condições acima expostas, é que se buscou privilegiar uma proposta na qual se contemplasse o uso de variados gêneros textuais, tais como, "parlendas musicadas, entre outros e o uso de coreografia e figurino teatral.
De modo mais específico, a experiência de contação de histórias começou com a história "Chapeuzinho Vermelho" como objeto de fruição. A história possibilitou a inserção de ritmo e dança como intertextos complementares à história contada. Consideramos a ludicidade presente nesses elementos narrativos como sendo essencial para promover o interesse pela leitura, a concentração e a interação com as crianças. No decorrer dos encontros foi possível perceber que a proposta proposta foi exitosa no sentido de incentivar a leitura de modo prazeroso e instigante para as crianças, contribuindo para a compreensão da leitura como prática discursiva potencializadora do processo de humanização, de desenvolvimento das muitas potencialidades que as crianças trazem em si. Como resultado, observou-se que a lógica de interação em contexto de ensino remoto é desafiadora no sentido de exigir adaptações e reflexões sobre como trabalhar a ludicidade no contexto de interação virtual com as crianças.
Palavras-chave ludicidade, ensino remoto, residência pedagógica.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.