Resumo |
O processo de inclusão e de aprendizagem de estudantes surdos e com baixa visão na Educação Superior pública são mediados pelo professor e o intérprete de Libras. Diante do cenário de pandemia do Covid-19, diversas medidas de segurança foram tomadas pelas instituições de ensino visando o distanciamento social e uma das principais mudanças foi a retomada das atividades através do Ensino Remoto. Estabelecer a mediação do conhecimento no ensino e aprendizagem entre estes protagonistas durante o Ensino Remoto foi um grande e inovador desafio. O objetivo desse trabalho foi verificar os recursos e estratégias pedagógicas utilizadas na prática do professor universitário mediados pelas tecnologias de comunicação, que favorecem a aprendizagem do estudante surdo e com baixa visão. Esse estudo é um relato de experiência que foi desenvolvido no primeiro semestre letivo de 2021, durante o Período Especial Remoto, em uma disciplina do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal da Zona da Mata Mineira. A metodologia adotada foi qualitativa e a observação participante como meio para os registros de experiências em sala de aula. Foram identificadas necessidades educacionais específicas do estudante surdo e com baixa visão durante o período remoto nas aulas síncronas, tais como um tempo necessário para o estudante localizar a janela dos slides e dos intérpretes de Libras no momento da aula e no revezamento entre os intérpretes. Verificamos que no momento da explicação do conteúdo, o professor utilizava alguns recursos complementares que favoreceram a aprendizagem do estudante surdo e com baixa visão, como os slides com imagens, os textos com enunciados curtos e a audiodescrição desses materiais por meio de descrições de imagens e narrativas dos assuntos abordados em sala de aula, apresentação de vídeos e posteriormente explicação desses vídeos. Dessa forma, foi necessário dialogar com o estudante surdo e com baixa visão para conhecer suas especificidades e necessidades a fim de que a escolha das estratégias pedagógicas e dos materiais didáticos utilizados fossem a mais adequados. O diálogo com o estudante sobre as questões que envolviam o ensino e a aprendizagem deveria iniciar antes do semestre letivo e se estender até o final, buscando consistentemente alternativas que contribuam na construção do conhecimento para formação do acadêmico de forma geral, sendo o retorno do estudante fundamental para a compreensão de suas necessidades, dentre outras atividades, que permitam detalhar e refletir sobre os resultados e metodologias utilizadas. |