Resumo |
Introdução: A prática de primeiros socorros compreende os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma vítima de acidentes ou mal súbito, exigindo do socorrista os conhecimentos básicos para reduzir os danos imediatos a vítima. A educação em saúde tem sido utilizada como método para esclarecer a importância e capacitar a população em primeiros socorros, sobretudo por meio do Teoria da Aprendizagem Transformativa de Mezirow, que busca a participação ativa do indivíduo, possibilitando a reflexão e mudanças de comportamento. Sabe-se que as capacitações propiciam os saberes essenciais para agir corretamente perante as situações de urgência e emergência, para prestar um atendimento eficaz e de qualidade as vítimas, o que se relaciona a redução da mortalidade e melhoria na sobrevivência. Objetivos: Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo geral identificar as potencialidades e limitações das capacitações em primeiros socorros ofertadas por um projeto de extensão em Primeiros Socorros de uma Universidade Pública do interior estado de Minas Gerais. Metodologia: A pesquisa é de natureza qualitativa e a população compreenderá os participantes das capacitações oferecidas pelo projeto de extensão “Primeiros Socorros: educando a comunidade e os profissionais de saúde do município de Viçosa-MG e região”, no período de julho a dezembro de 2019. Utilizou-se o método do Grupo Focal com questões norteadoras para coletar os dados referentes as experiências e percepções acerca das capacitações. Tais grupos serão realizados com cerca de 10 participantes, num tempo médio de aproximadamente uma hora e meia. Para análise dos dados qualitativos obtidos por meio do Grupo Focal, será utilizada a técnica de análise de conteúdo, seguindo, operacionalmente, as etapas de pré-análise, exploração do material ou codificação e tratamento dos resultados obtidos / interpretação. Resultados esperados: Espera-se que esta investigação contribua para a melhoria de capacitações sobre situações de urgência e emergência através do levantamento das percepções dos próprios educandos, elucidando os impactos e/ou potenciais impactos no cotidiano dos mesmos e ressaltando a importância de se fomentar práticas educativas concretamente transformadoras. |