Resumo |
Este relato de experiência tem como objetivo evidenciar o trabalho com projetos como uma importante ferramenta no fazer docente da Educação Infantil e no desenvolvimento integral das crianças. Será apresentada a experiência vivenciada na sala 3, turno tarde, do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI/UFV), durante o período de fevereiro a junho de 2021. Externalizar essas vivências se fazem necessárias, a fim de socializar o trabalho por meio de projetos, considerando os saberes e fazeres das crianças e das professoras/es. O trabalho com projetos já é uma prática pedagógica do LDI, que busca escutar a criança, aguçar investigações, levantar hipóteses e brincar enquanto descobre o mundo, sendo protagonistas na construção do conhecimento, tudo isso de forma lúdica e construtivista. Nesta perspectiva são planejadas atividades que sejam possíveis a investigação da temática pelas crianças, com ajuda de familiares, bem como o compartilhamento dos resultados das pesquisas com seus colegas. Durante o cenário pandêmico o acompanhamento educacional do LDI foi realizado de forma remota, o que trouxe vários questionamentos, como: qual estratégia usar para que as crianças, em casa, continuem sendo autoras de suas descobertas de forma ativa? Como estimular situações de exploração no ambiente doméstico? Neste contexto, o projeto desenvolvido com 16 crianças de 3 a 4 anos de idade, cuja temática foi “animais terrestres”, reafirmou o princípio de que trabalhar com projetos na Educação Infantil tem sido uma grande oportunidade de possibilitar que as crianças possam vivenciar diferentes situações de aprendizado, dentro de uma temática específica também em casa, podendo assim dar continuidade a um trabalho que já era desenvolvido com elas no atendimento presencial. De acordo com as curiosidades das crianças sobre: como nascem, onde vivem e do que se alimentam, alguns animais foram escolhidos. São eles: coelho, galinha e boi. Para planejamento e avaliação das ações do projeto foram utilizadas a documentação descritiva e exploratória, registros em caderno de campo, bem como observação e acompanhamento do grupo de crianças envolvidas nas atividades planejadas. Foram desenvolvidas diversas atividades, tais como: rodas de conversas virtuais sobre como nascem os animais; construção de ninhos com elementos da natureza; análise e comparação do tamanho do ovo da galinha caipira e garnizé; registros audiovisuais feitos pelas crianças de alguns animais dos sítios de familiares; confecção de quebra-cabeça de animais; contação de histórias, dentre outras. Assim, neste projeto, as crianças tiveram a oportunidade de compartilharem o resultado das investigações com os colegas, quando, neste momento, as educadoras compararam as hipóteses inicias com as descobertas das crianças. Assim, elas puderam construir, de forma ativa, seus conhecimentos sobre o tema, sendo protagonistas de suas descobertas e vivenciando uma rica troca de saberes com seus pares. |