Resumo |
As crianças possuem, desde cedo, uma capacidade de reinventar, criar e atribuir significados a objetos usados no seu cotidiano como utensílios domésticos, vassouras, papéis, gravetos, caixas. Tudo é ressignificado e se torna um brinquedo. Confeccionar jogos e brinquedos e brincar com materiais recicláveis sempre se fez presente no Laboratório de Desenvolvimento Infantil LDI/UFV, enquanto prática lúdica para bebês e crianças, pois o brinquedo confeccionado desperta novos interesses e aprendizados. E, de repente, a vassoura vira um cavalo de pau; a embalagem de ovos se transforma em um jogo de encaixe; um pedaço de cano vira tubo para bolinhas; da caixa de papelão surge uma casinha; e o que não falta é criatividade. Nesse sentido, esse resumo se refere às experiências de atividades de jogos e brinquedos confeccionados para 20 crianças da sala 3 desta instituição, e enviados em Kits Brincantes, como uma das ações de estabelecimento de vínculos entre crianças, famílias e as professoras, em tempos de distanciamento social. Jogos da memória, quebra-cabeças, pau de chuvas, lousas mágicas, jogos cilíndricos e jogos tetris foram confeccionados pelas professoras da sala e enviados mensalmente com os materiais do Kit. A partir dessas confecções, foram propostas, por meio da sala virtual da Plataforma Google Classroom, atividades musicais, de encaixes, memorização, formas, corpo e movimento, expressões artísticas, dentre outras. A partir do retorno das famílias, através de fotos e vídeos no grupo de pais de WhatsApp, observamos que os jogos contribuíram para uma aprendizagem significativa e prazerosa, já que as crianças exploraram todos os materiais e brincaram de diferentes maneiras. Segundo o relato de uma mãe, a sua filha se interessou mais pelos jogos confeccionados do que pelos comprados. Em uma das fotos enviadas, percebeu-se que uma criança conseguiu descobrir mais possibilidades de montagem do jogo tetris do que o que foi sugerido por nós professoras. Outra criança utilizou uma peça do jogo cilíndrico como binóculos. O jogo da memória com fotos e nomes possibilitou às famílias conhecerem e socializarem com os demais colegas da turma. Todos os jogos contribuíram para uma maior interação entre a criança e sua respectiva família. Para o desenvolvimento infantil é de suma importância essa interação com o objeto, com o ambiente e com outras pessoas. Portanto, as atividades de confecções com materiais recicláveis possibilitaram às crianças reinventar, criar e atribuir novos significados aos objetos, além de possibilitar novas experiências e auxiliar na formação de habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais nas crianças. |