"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15885

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucilene Rosa Caetano
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Laisa Medina Silva, Priscilene Cprreia Garcia Rodrigues
Título Ressignificando jogos e brinquedos para a aprendizagem infantil
Resumo As crianças possuem, desde cedo, uma capacidade de reinventar, criar e atribuir significados a objetos usados no seu cotidiano como utensílios domésticos, vassouras, papéis, gravetos, caixas. Tudo é ressignificado e se torna um brinquedo. Confeccionar jogos e brinquedos e brincar com materiais recicláveis sempre se fez presente no Laboratório de Desenvolvimento Infantil LDI/UFV, enquanto prática lúdica para bebês e crianças, pois o brinquedo confeccionado desperta novos interesses e aprendizados. E, de repente, a vassoura vira um cavalo de pau; a embalagem de ovos se transforma em um jogo de encaixe; um pedaço de cano vira tubo para bolinhas; da caixa de papelão surge uma casinha; e o que não falta é criatividade. Nesse sentido, esse resumo se refere às experiências de atividades de jogos e brinquedos confeccionados para 20 crianças da sala 3 desta instituição, e enviados em Kits Brincantes, como uma das ações de estabelecimento de vínculos entre crianças, famílias e as professoras, em tempos de distanciamento social. Jogos da memória, quebra-cabeças, pau de chuvas, lousas mágicas, jogos cilíndricos e jogos tetris foram confeccionados pelas professoras da sala e enviados mensalmente com os materiais do Kit. A partir dessas confecções, foram propostas, por meio da sala virtual da Plataforma Google Classroom, atividades musicais, de encaixes, memorização, formas, corpo e movimento, expressões artísticas, dentre outras. A partir do retorno das famílias, através de fotos e vídeos no grupo de pais de WhatsApp, observamos que os jogos contribuíram para uma aprendizagem significativa e prazerosa, já que as crianças exploraram todos os materiais e brincaram de diferentes maneiras. Segundo o relato de uma mãe, a sua filha se interessou mais pelos jogos confeccionados do que pelos comprados. Em uma das fotos enviadas, percebeu-se que uma criança conseguiu descobrir mais possibilidades de montagem do jogo tetris do que o que foi sugerido por nós professoras. Outra criança utilizou uma peça do jogo cilíndrico como binóculos. O jogo da memória com fotos e nomes possibilitou às famílias conhecerem e socializarem com os demais colegas da turma. Todos os jogos contribuíram para uma maior interação entre a criança e sua respectiva família. Para o desenvolvimento infantil é de suma importância essa interação com o objeto, com o ambiente e com outras pessoas. Portanto, as atividades de confecções com materiais recicláveis possibilitaram às crianças reinventar, criar e atribuir novos significados aos objetos, além de possibilitar novas experiências e auxiliar na formação de habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais nas crianças.
Palavras-chave Jogos Confeccionados, Atividades Remotas, Educação Infantil
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.