"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15882

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Paula do Carmo Lucas
Orientador HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Outros membros Alice Mendes Duarte, Ana Luíza Alves da Silva, Michele Rodrigues de Freitas Oliveira
Título Relato de experiência sobre o ensino de inglês remoto para pessoas idosas
Resumo O Projeto de Ensino de Inglês para Idosos é uma iniciativa do Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN), do Departamento de Letras, em parceria com o Departamento de Nutrição e Saúde, ambos da Universidade Federal de Viçosa, por meio do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI). Iniciado em 2018, o projeto busca contribuir para um envelhecimento ativo das pessoas idosas, proporcionar interação social, desenvolvimento da autoestima, além do aprendizado da língua inglesa. Contudo, devido à pandemia do COVID19, as professoras estagiárias precisaram se adaptar à nova realidade de distanciamento social, ficando impossibilitadas para o ensino de forma presencial. Assim, iniciou-se um processo de aprendizado e reinvenção do ensino para todos os envolvidos. Decidimos por proporcionar atividades durante o isolamento social através do WhatsApp. O objetivo deste trabalho é relatar as experiências das professoras no ensino de inglês para as pessoas idosas no contexto da pandemia. O depoimento é baseado nas trocas de mensagens e nos relatos das professoras durante as reuniões mensais do projeto. Apresentaremos os desafios do ensino remoto para esse público, a seleção de conteúdos feita pelas professoras, as ferramentas e as atividades propostas e o relato da jornada de adaptação ao longo dos períodos remotos (PER I e PER II), visando atender às demandas dos alunos. A interação é um aspecto extremamente importante para os idosos. Tendo isto em vista, buscamos uma aproximação com os alunos, de forma que, através das atividades e publicações no WhatsApp, fosse estabelecida uma rotina de contato com a língua e mantida a conexão existente durante o período presencial. Após a criação dos grupos de comunicação, foi desenvolvido um cronograma de postagens para interação com os alunos, uma vez que devido às limitações tecnológicas nem todos os idosos possuíam acesso às plataformas para aulas síncronas. Foram desenvolvidos posts interativos; áudios para explicação e prática de pronúncia; vídeos e músicas para desenvolvimento da habilidade de escuta e o uso do chat para desenvolver a escrita e a leitura. Com o passar do tempo de trabalho virtual e pensando em uma forma de nos fazermos ainda mais presentes, organizamos um material impresso complementar para a prática do conteúdo abordado no ambiente on-line. Além de servir como revisão dos conteúdos já ensinados, a apostila teve como objetivo engajar os alunos a continuar aprendendo a língua. Concluímos que o ensino de língua inglesa às pessoas idosas pode colaborar para o seu envelhecimento ativo e saudável e, para tanto, deve-se considerar as adaptações metodológicas necessárias à eficácia da aprendizagem do idioma.
Palavras-chave idoso, língua inglesa, pandemia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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