Resumo |
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é considerada uma das melhores universidades, tanto na América Latina como no cenário nacional e estadual. Além disso, é reconhecida por sua excelência em ensino, pesquisa e extensão. Em 1996, a UFV criou a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), cuja missão é viabilizar a criação e o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica e promover a cultura empreendedora de inovação produzida na comunidade acadêmica. Atualmente, a IEBT faz parte do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), da UFV, e trabalha com uma trilha empreendedora que começa na geração e desenvolvimento de ideias até a concretização do negócio no mercado de atuação. O primeiro passo da trilha, é o Laboratório de IdeAção, que tem como proposta incentivar pessoas que tenham interesse na área de empreendedorismo, mas que muitas vezes não tem um conhecimento substancial sobre ou não conseguem desenvolver a ideia, não tendo o suporte necessário para colocar em prática seu negócio empreendedor. O programa acontece duas vezes por ano com duração de quatro semanas. Atualmente, devido a pandemia provocada pela Covid-19, os encontros estão sendo realizados de forma virtual. Nesses encontros são realizados workshops baseados na abordagem Design Thinking, que tem como objetivo gerar e aprimorar ideias, por meio da percepção do usuário, de modo a transformá-las em produtos ou serviços tangíveis e testáveis. Durante o programa, os participantes têm a oportunidade de trabalhar na prática temas como: identificação e validação do problema, na modelagem de negócios, construção de um Mínimo Produto Viável e do pitch. Desde o surgimento do programa, em 2016, até 2020, foram desenvolvidas onze edições, com 276 inscritos e 55 ideias desenvolvidas. Em 2021, na 12º edição houve um crescimento significativo, em comparação aos anos anteriores. Na última, o Laboratório de IdeAção recebeu 84 inscritos e foram desenvolvidas 17 ideias ao longo do programa. Em percentual, houve um aumento de 300% de inscritos e 283% ideias desenvolvidas, em comparação a média das edições anteriores, 28 inscritos e 6 ideias, respectivamente. Isso se deu muito às ações de comunicação e estratégias de prospecção, pois devido ao formato online foi possível expandir a divulgação para além de Viçosa e região, dando oportunidade de empreendedores de outras regiões do país a participarem e desenvolverem suas ideias de negócio e conhecerem o ecossistema regional. Tanto que como resultado tiveram 43% de outras regiões e 57% de Viçosa e Região. Com base no que foi exposto, fica nítido como o Laboratório de IdeAção é fundamental para a formação de novos empreendedores, pois contribui na orientação necessária, para que consigam desenvolver suas ideias com maestria. Ademais, por ser formato virtual, o programa conseguiu atingir e ajudar mais empreendedores a estruturarem suas ideias. |