"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15870

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lívia Gabrielle de Oliveira
Orientador FRANCYLARA MIRANDA DE CASTRO
Outros membros ADRIANA FERREIRA DE FARIA, Ana Cássia dos Santos Silva, Camila do Nascimento Nunes, Ester Almeida Reis, JUCELIA MARIA LOPES MAIA ROBERTO
Título Laboratório de IdeAção: O primeiro passo na criação de um negócio inovador
Resumo A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é considerada uma das melhores universidades, tanto na América Latina como no cenário nacional e estadual. Além disso, é reconhecida por sua excelência em ensino, pesquisa e extensão. Em 1996, a UFV criou a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), cuja missão é viabilizar a criação e o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica e promover a cultura empreendedora de inovação produzida na comunidade acadêmica. Atualmente, a IEBT faz parte do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), da UFV, e trabalha com uma trilha empreendedora que começa na geração e desenvolvimento de ideias até a concretização do negócio no mercado de atuação. O primeiro passo da trilha, é o Laboratório de IdeAção, que tem como proposta incentivar pessoas que tenham interesse na área de empreendedorismo, mas que muitas vezes não tem um conhecimento substancial sobre ou não conseguem desenvolver a ideia, não tendo o suporte necessário para colocar em prática seu negócio empreendedor. O programa acontece duas vezes por ano com duração de quatro semanas. Atualmente, devido a pandemia provocada pela Covid-19, os encontros estão sendo realizados de forma virtual. Nesses encontros são realizados workshops baseados na abordagem Design Thinking, que tem como objetivo gerar e aprimorar ideias, por meio da percepção do usuário, de modo a transformá-las em produtos ou serviços tangíveis e testáveis. Durante o programa, os participantes têm a oportunidade de trabalhar na prática temas como: identificação e validação do problema, na modelagem de negócios, construção de um Mínimo Produto Viável e do pitch. Desde o surgimento do programa, em 2016, até 2020, foram desenvolvidas onze edições, com 276 inscritos e 55 ideias desenvolvidas. Em 2021, na 12º edição houve um crescimento significativo, em comparação aos anos anteriores. Na última, o Laboratório de IdeAção recebeu 84 inscritos e foram desenvolvidas 17 ideias ao longo do programa. Em percentual, houve um aumento de 300% de inscritos e 283% ideias desenvolvidas, em comparação a média das edições anteriores, 28 inscritos e 6 ideias, respectivamente. Isso se deu muito às ações de comunicação e estratégias de prospecção, pois devido ao formato online foi possível expandir a divulgação para além de Viçosa e região, dando oportunidade de empreendedores de outras regiões do país a participarem e desenvolverem suas ideias de negócio e conhecerem o ecossistema regional. Tanto que como resultado tiveram 43% de outras regiões e 57% de Viçosa e Região. Com base no que foi exposto, fica nítido como o Laboratório de IdeAção é fundamental para a formação de novos empreendedores, pois contribui na orientação necessária, para que consigam desenvolver suas ideias com maestria. Ademais, por ser formato virtual, o programa conseguiu atingir e ajudar mais empreendedores a estruturarem suas ideias.
Palavras-chave Empreendedorismo, Ideia de Negócios, Ideação.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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