"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15788

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Mariana Ferreira Goncalves de Mendonca
Orientador ANA IRIS MENDES COELHO
Outros membros Daniela Cristina Saraiva, MARCELO MINA DIAS, MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA, Paula Torres Trivellato
Título Desafios da assessoria e monitoramento remoto a entidades executoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Minas Gerais: atuação CECANE-UFV
Resumo INTRODUÇÃO: Os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANEs) são oriundos da parceria entre instituições públicas de ensino e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) criando uma rede que contribui para a efetivação e consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) no ambiente escolar, capaz de orientar de forma técnica os atores envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, as visitas técnicas e encontros presenciais foram suspensos, mas entendendo a necessidade de acompanhamento e orientação sobre as atualizações na legislação e operacionalização do PNAE, esses centros colaboradores realizaram as suas atividades de forma remota. OBJETIVO: Contribuir para o aprimoramento da execução do PNAE nos municípios do Estado de Minas Gerais em período de pandemia. PRINCIPAIS AÇÕES: O CECANE-UFV realizou 24 assessorias e monitoramento, que foram adaptadas para execução de forma remota, a municípios mineiros e à Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), no período de julho de 2020 a abril de 2021. As atividades, com duração média de 03 dias cada, foram desenvolvidas por meio de reuniões na plataforma Google Meet, atendendo a recomendação de implementação de medidas de distanciamento social em período de pandemia. Questionários foram aplicados através do aplicativo PNAE Monitora, disponibilizado pelo FNDE e usado pelos CECANEs desde 2019, o que possibilita padronizar atividades desenvolvidas no monitoramento. RESULTADOS: A realização das assessorias e monitoramentos de modo remoto foi avaliada positivamente pelos participantes e possibilitou o acompanhamento técnico, esclarecimento de dúvidas, análise documental, orientações e atualizações sobre a execução do PNAE, porém o acesso a internet ainda não é para todos, o que levou a alguns atores a depender da liberação de acesso das Entidades Executoras (EEXs). Destaca-se que esse formato de ações remotas possibilitou a participação de um público maior, uma vez que não era preciso deslocamento para encontros presenciais, no entanto, impossibilitou uma parte importante dos trabalhos: a verificação in loco das condições das escolas. Em 2020, devido à pandemia, foi unânime entre as Entidades Executoras (EEXs) a dificuldade em distribuir os kits de alimentação. A maioria dos municípios fez recorte social priorizando o atendimento dos alunos em situação de vulnerabilidade social. Destaca-se que entre as EEXs assessoradas, 5 entregaram kits a todos os alunos. CONCLUSÃO: O desenvolvimento remoto das atividades, apesar das limitações apresentadas, possibilitou sanar dúvidas com a equipe técnica do CECANE/UFV visando o aprimoramento da execução do PNAE, de acordo com o preconizado na legislação, nos municípios assessorados e, também, na SEE-MG.
Palavras-chave PNAE, alimentação escolar, monitoramento remoto;
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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