Resumo |
INTRODUÇÃO: Os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANEs) são oriundos da parceria entre instituições públicas de ensino e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) criando uma rede que contribui para a efetivação e consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) no ambiente escolar, capaz de orientar de forma técnica os atores envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, as visitas técnicas e encontros presenciais foram suspensos, mas entendendo a necessidade de acompanhamento e orientação sobre as atualizações na legislação e operacionalização do PNAE, esses centros colaboradores realizaram as suas atividades de forma remota. OBJETIVO: Contribuir para o aprimoramento da execução do PNAE nos municípios do Estado de Minas Gerais em período de pandemia. PRINCIPAIS AÇÕES: O CECANE-UFV realizou 24 assessorias e monitoramento, que foram adaptadas para execução de forma remota, a municípios mineiros e à Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), no período de julho de 2020 a abril de 2021. As atividades, com duração média de 03 dias cada, foram desenvolvidas por meio de reuniões na plataforma Google Meet, atendendo a recomendação de implementação de medidas de distanciamento social em período de pandemia. Questionários foram aplicados através do aplicativo PNAE Monitora, disponibilizado pelo FNDE e usado pelos CECANEs desde 2019, o que possibilita padronizar atividades desenvolvidas no monitoramento. RESULTADOS: A realização das assessorias e monitoramentos de modo remoto foi avaliada positivamente pelos participantes e possibilitou o acompanhamento técnico, esclarecimento de dúvidas, análise documental, orientações e atualizações sobre a execução do PNAE, porém o acesso a internet ainda não é para todos, o que levou a alguns atores a depender da liberação de acesso das Entidades Executoras (EEXs). Destaca-se que esse formato de ações remotas possibilitou a participação de um público maior, uma vez que não era preciso deslocamento para encontros presenciais, no entanto, impossibilitou uma parte importante dos trabalhos: a verificação in loco das condições das escolas. Em 2020, devido à pandemia, foi unânime entre as Entidades Executoras (EEXs) a dificuldade em distribuir os kits de alimentação. A maioria dos municípios fez recorte social priorizando o atendimento dos alunos em situação de vulnerabilidade social. Destaca-se que entre as EEXs assessoradas, 5 entregaram kits a todos os alunos. CONCLUSÃO: O desenvolvimento remoto das atividades, apesar das limitações apresentadas, possibilitou sanar dúvidas com a equipe técnica do CECANE/UFV visando o aprimoramento da execução do PNAE, de acordo com o preconizado na legislação, nos municípios assessorados e, também, na SEE-MG. |