"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15783

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor sonia ramos fonseca barroso
Orientador LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO
Outros membros Laisa Medina Silva, Priscilene Cprreia Garcia Rodrigues
Título Brincando e musicalizando com os sons
Resumo Brincando e musicalizando com os sons

O presente projeto foi desenvolvido com crianças de 3 a 4 anos, da sala 3 do período matutino do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Vicosa (UFV) de forma remota. Sua execução ocorreu nos meses de fevereiro a junho de 2021 através de uma plataforma digital, o Google Classroom, kits de Materiais Brincantes, encontros virtuais com as crianças e uso de vídeos, enquanto possibilidade de comunicação com as crianças e famílias. Ao longo dos encontros virtuais observamos o interesse expressado pelas crianças acerca do tema música, surgindo assim, à idealização do projeto. A escuta foi fundamental para entendermos o que as crianças queriam investigar, bem como o que elas traziam a partir das relações em nossos encontros virtuais. Tivemos enquanto objetivo geral possibilitar às crianças o conhecimento acerca da “música”, favorecendo o gosto musical e contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. O projeto intitulado “Brincando e musicalizando com os sons” surgiu após avaliação e reflexão de nós professoras da sala 3, sobre o trabalho remoto desenvolvido com as crianças no ano de 2020, considerando todas as ações, relatos das crianças e famílias. O acompanhamento do projeto, bem como seu desenvolvimento, se deu através dos registros de fotos e vídeos, como dos relatos enviados pelas famílias via WhatsApp. Através destes registros foi possível perceber o envolvimento das famílias e das crianças com as propostas enviadas. O projeto foi desenvolvido em etapas, sendo elas: observação e escuta das curiosidades do grupo de crianças; escolha do tema, onde as crianças escolheram o nome do projeto; marco teórico (pesquisa sobre a temática); planejamento e organização do projeto; desenvolvimento das atividades e avaliação. Ao desenvolver este projeto percebemos o quanto as crianças se mostraram interessadas no tema e nas descobertas, construindo conhecimento em relação à música. As crianças, através das atividades desenvolvidas, puderam formular e confrontar hipóteses, fazer previsões, observar, levantar questionamentos, buscar e compartilhar informações. Foi possibilitado às crianças realizarem investigações, fazerem pesquisas e descobertas a cerca da temática. Elas puderam criar e relatar seus conhecimentos, considerando os conhecimentos prévios e os que foram sendo construídos durante o desenvolvimento do projeto. Como culminância, realizamos uma confraternização virtual de encerramento, onde apresentamos às crianças a caixa musical, que foi uma das atividades construídas juntamente com elas.
Palavras-chave projeto, música, remoto
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.