Resumo |
Brincando e musicalizando com os sons
O presente projeto foi desenvolvido com crianças de 3 a 4 anos, da sala 3 do período matutino do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Vicosa (UFV) de forma remota. Sua execução ocorreu nos meses de fevereiro a junho de 2021 através de uma plataforma digital, o Google Classroom, kits de Materiais Brincantes, encontros virtuais com as crianças e uso de vídeos, enquanto possibilidade de comunicação com as crianças e famílias. Ao longo dos encontros virtuais observamos o interesse expressado pelas crianças acerca do tema música, surgindo assim, à idealização do projeto. A escuta foi fundamental para entendermos o que as crianças queriam investigar, bem como o que elas traziam a partir das relações em nossos encontros virtuais. Tivemos enquanto objetivo geral possibilitar às crianças o conhecimento acerca da “música”, favorecendo o gosto musical e contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. O projeto intitulado “Brincando e musicalizando com os sons” surgiu após avaliação e reflexão de nós professoras da sala 3, sobre o trabalho remoto desenvolvido com as crianças no ano de 2020, considerando todas as ações, relatos das crianças e famílias. O acompanhamento do projeto, bem como seu desenvolvimento, se deu através dos registros de fotos e vídeos, como dos relatos enviados pelas famílias via WhatsApp. Através destes registros foi possível perceber o envolvimento das famílias e das crianças com as propostas enviadas. O projeto foi desenvolvido em etapas, sendo elas: observação e escuta das curiosidades do grupo de crianças; escolha do tema, onde as crianças escolheram o nome do projeto; marco teórico (pesquisa sobre a temática); planejamento e organização do projeto; desenvolvimento das atividades e avaliação. Ao desenvolver este projeto percebemos o quanto as crianças se mostraram interessadas no tema e nas descobertas, construindo conhecimento em relação à música. As crianças, através das atividades desenvolvidas, puderam formular e confrontar hipóteses, fazer previsões, observar, levantar questionamentos, buscar e compartilhar informações. Foi possibilitado às crianças realizarem investigações, fazerem pesquisas e descobertas a cerca da temática. Elas puderam criar e relatar seus conhecimentos, considerando os conhecimentos prévios e os que foram sendo construídos durante o desenvolvimento do projeto. Como culminância, realizamos uma confraternização virtual de encerramento, onde apresentamos às crianças a caixa musical, que foi uma das atividades construídas juntamente com elas. |