"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15774

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Isabela Andrade Cunha
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Título Formação docente e práticas pedagógicas em creches e pré-escolas
Resumo Este resumo socializa as ações extensionistas, realizadas a princípio no município de Viçosa MG, mas que posteriormente tiveram um alcance nacional. Nosso objetivo foi proporcionar aos professores de creches e de pré-escolas, experiências que favoreçam o desenvolvimento profissional (formação continuada) dos mesmos. Almejamos promover a interação dialógica entre a universidade e a escola, contribuindo para a aproximação entre os professores das creches e pré-escolas e os acadêmicos nas universidades. No período de março de 2020 a março de 2021, realizamos encontros - lives ,utilizando ferramentas virtuais, como o canal do youtube e a plataforma Google Meet. Primeiramente realizamos um levantamento das necessidades apresentadas pelos professores. A partir desse levantamento planejamos jornadas temáticas para debatermos os assuntos de interesse. Realizamos a I jornada virtual de formação de professores da educação infantil intitulada "Tempo e espaço de discussão, reflexão e troca de saberes sobre a Base Nacional Comum Curricular BNCC”; a II jornada “Dialogando sobre projetos como abordagem na educação infantil”; e a III jornada “Conversando sobre organização do tempo e a importância da rotina para as crianças e professores”. As lives temáticas configuraram-se como tempo e espaço de debates e troca de saberes entre a Universidade Federal de Viçosa e professores de diversas regiões do Brasil. Após os encontros em tempo real, realizamos a leitura dos comentários deixados pelos professores participantes, buscando analisar as contribuições de nossas ações para a formação continuada dos mesmos. Podemos dizer que os resultados alcançados até o momento foram: a criação de espaços propícios ao diálogo, interação, troca de saberes, estudo e reflexão sobre elementos da prática pedagógica de professores de creches e pré-escolas, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento profissional dos mesmos. A partir das ações desenvolvidas, acreditamos que estimulamos, nos professores participantes, a pesquisa, análise e reflexão de suas próprias ações enquanto professor da Educação Infantil. Além disso, essa parceria contribuiu para a formação acadêmico-profissional (formação inicial) dos estudantes universitários que participaram ativamente das intervenções, dando-os oportunidades de refletir teoricamente sobre questões da prática pedagógica em creches e pré-escolas.
Palavras-chave Formação Docente, Educação Infantil, Desenvolvimento profissional de professores.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.