Resumo |
Este resumo socializa as ações extensionistas, realizadas a princípio no município de Viçosa MG, mas que posteriormente tiveram um alcance nacional. Nosso objetivo foi proporcionar aos professores de creches e de pré-escolas, experiências que favoreçam o desenvolvimento profissional (formação continuada) dos mesmos. Almejamos promover a interação dialógica entre a universidade e a escola, contribuindo para a aproximação entre os professores das creches e pré-escolas e os acadêmicos nas universidades. No período de março de 2020 a março de 2021, realizamos encontros - lives ,utilizando ferramentas virtuais, como o canal do youtube e a plataforma Google Meet. Primeiramente realizamos um levantamento das necessidades apresentadas pelos professores. A partir desse levantamento planejamos jornadas temáticas para debatermos os assuntos de interesse. Realizamos a I jornada virtual de formação de professores da educação infantil intitulada "Tempo e espaço de discussão, reflexão e troca de saberes sobre a Base Nacional Comum Curricular BNCC”; a II jornada “Dialogando sobre projetos como abordagem na educação infantil”; e a III jornada “Conversando sobre organização do tempo e a importância da rotina para as crianças e professores”. As lives temáticas configuraram-se como tempo e espaço de debates e troca de saberes entre a Universidade Federal de Viçosa e professores de diversas regiões do Brasil. Após os encontros em tempo real, realizamos a leitura dos comentários deixados pelos professores participantes, buscando analisar as contribuições de nossas ações para a formação continuada dos mesmos. Podemos dizer que os resultados alcançados até o momento foram: a criação de espaços propícios ao diálogo, interação, troca de saberes, estudo e reflexão sobre elementos da prática pedagógica de professores de creches e pré-escolas, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento profissional dos mesmos. A partir das ações desenvolvidas, acreditamos que estimulamos, nos professores participantes, a pesquisa, análise e reflexão de suas próprias ações enquanto professor da Educação Infantil. Além disso, essa parceria contribuiu para a formação acadêmico-profissional (formação inicial) dos estudantes universitários que participaram ativamente das intervenções, dando-os oportunidades de refletir teoricamente sobre questões da prática pedagógica em creches e pré-escolas. |