Resumo |
A Em Rede é um projeto de extensão da UFV que tem como objetivo promover ações que transcendam o ambiente acadêmico e tenham um impacto efetivo sobre a comunidade. Um dos projetos da organização é o Núcleo Informa, responsável por realizar eventos com temas variados e de relevância social, propiciando espaços para discussões e reflexões. Como forma de adaptação ao formato remoto, no primeiro semestre de 2021 foram realizadas lives via Instagram e eventos abertos pela plataforma Google Meet. As lives ocorreram em dois dias, sendo a primeira conduzida por uma pedagoga com o tema “O impacto do acesso precoce de crianças e adolescentes no mundo virtual”, enquanto a segunda, “Um pouco sobre epigenética”, contou com a participação de um educador físico. Os eventos via Google Meet também foram dois, o primeiro com o título “Pressão estética sobre o corpo da mulher”, durante os três dias de realização, discutiu a respeito das pressões que as mulheres sofrem nas redes sociais devido às imagens e estereótipos que são postos como padrões. O evento também abordou as dietas e condutas nutricionais na busca do corpo ideal e os procedimentos estéticos em busca desse corpo, contando a com a participação de duas psicólogas e uma nutricionista, cada uma responsável pela condução de um dia do evento. O segundo foi conduzido na mesma dinâmica, em três dias, e trouxe como temática “Saúde física e mental em tempos longos de pandemia”, visando discutir aspectos referentes aos comportamentos alimentares e às atividades físicas durante a pandemia, assim como questões psicológicas que decorrem desse período. Para a condução de cada um dos dias desse encontro, houve a participação de um psiquiatra, uma nutricionista e um educador físico. Como resultado geral, foi possível observar que a transição para o modelo remoto é um processo que demanda um amadurecimento de ideias e práticas através da análise de experiências, como feito nessas tentativas iniciais que geraram feedbacks que contribuem para melhorias futuras. Quanto à adesão, notou-se que os ciclos de palestras obtiveram uma maior anuência por parte do público se comparado às lives, dado que estas contaram com um número baixo de espectadores. Contudo, o número de participações efetivas nos eventos corresponderam a cerca de 50% das inscrições, o que indica a necessidade de pensar em alternativas para atrair e manter ainda mais o público, tanto em lives quanto em eventos abertos. Em formulários aplicados durante os encontros, foi possível averiguar uma necessidade de melhor divulgação, o que pode explicar os resultados de adesão. Dessa maneira, concluímos que o uso de tecnologias trouxe uma gama de possibilidades e alcance pouco explorados, que contribui para o principal objetivo de difundir conhecimento. Entretanto, por ser uma tática nova e trazida em um contexto de adaptações, é uma ferramenta que necessita de aperfeiçoamento e busca de táticas engajadoras, havendo melhor aproveitamento e alcance populacional. |