"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15694

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gabriela Brito Costa
Orientador THIAGO MENDONCA
Outros membros Bruna Milena da Silva, Bruna Rosa Carvalho Pereira, Gustavo Júnio Santos Oliveira, Hebert Leonardo Lehner
Título A experiência de licenciandos em diferentes escolas públicas mineiras participantes do Programa Residência Pedagógica
Resumo Este é um relato de experiência dos licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa-Campus Florestal em escolas situadas em cidades e realidades socioeconômicas distintas. Tal relato tem como objetivo expor a vivência dos licenciandos no Programa de Residência Pedagógica em dois semestres como Residentes Bolsistas. A Escola Estadual Maria Rita Duarte (E.E.M.R.D) se encontra na zona rural do município de Juatuba, região de vulnerabilidade social em que grande parte dos alunos têm dificuldade no acesso à internet. Já a Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende (E.E.S.R.R), que está situada na área central da cidade de Florestal, é conveniada à Central de Ensino em Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF), onde os alunos passaram por processo seletivo e simultaneamente cursam ensino médio e técnico. Como os alunos passam por um processo seletivo para entrar na CEDAF, têm maior participação e facilidade para acesso à internet. Durante a pandemia do COVID-19, em que as aulas presenciais foram suspensas, foram criadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais ferramentas para dar continuidade à educação básica de forma emergencial remota. De início foi criado o programa de TV “Se Liga na Educação'' para transmissão das aulas em rede aberta e como método de avaliação, o Plano de Estudos Tutorados (PET). Na E.E.M.R.D. devido ao baixo grau de acesso à internet, não foi aplicado nenhum outro método complementar. Os PET’s foram disponibilizados de forma impressa e tiveram baixa entrega, quase não houve interação aluno-professor, mesmo durante as buscas ativas realizadas por professores e residentes. Além das ferramentas fornecidas pelo Governo Estadual, na E.E.S.R.R os professores utilizaram outros métodos de ensino por meio de atividades síncronas via Google Meet, como aulas de matérias regulares e optativas com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para os alunos do terceiro ano, além de atividades avaliativas pelo Google Forms. A maioria dos alunos possui acesso à internet e são muito participativos durante as aulas e com altíssimo número de entrega dos PET’s. Contudo, vemos que o ensino remoto durante a pandemia prejudicou todos os alunos, principalmente aqueles que pertencem a uma classe social menos favorecida, pois foram os mais afetados pela falta de acesso à internet, o que impossibilita o acesso às plataformas disponíveis para as aulas e até mesmo o acompanhamento na elaboração dos PET’s e a relação aluno-professor. Em contrapartida, no ensino remoto nós como residentes conseguimos pensar em meios alternativos para alcançar os alunos e despertar o interesse para as aulas, por meio de redes sociais e aulas gravadas. De acordo com nossas experiências na E.E.M.R.D tivemos baixo rendimento pois a falta de acesso à internet dos alunos dificultou muito o contato aluno-professor. Já na E.E.S.R.R tivemos mais contato com os alunos, onde foi possível planejar e ministrar aulas, acompanhar e corrigir os PETs.
Palavras-chave Ensino remoto, escolas, ensino e aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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